Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OS EFEITOS DOS GASES NA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: QUAIS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES PARA DISCUTIR RELAÇÕES CTS?

Palavra-chaves: CTS, SD, GASES Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22255
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1595
    "inscrito_id" => 7989
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OS EFEITOS DOS GASES NA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: QUAIS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES PARA DISCUTIR RELAÇÕES CTS?"
    "resumo" => "Uma das formas de promover o posicionamento crítico dos alunos e também uma educação científica para cidadania é a o uso da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Para organização e realização dessa abordagem, faz-se necessário o uso de uma Sequência Didática (SD) observadas a partir de duas dimensões: epistêmica e pedagógica. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar uma sequência didática em suas dimensões epistêmica e pedagógica visando identificar possibilidades e limitações para discutir as relações CTS. Nessa direção, elaboramos uma SD, cujos conteúdos foram selecionados e abordados através da temática: “Efeito dos gases na poluição atmosférica”, onde, utilizamos algumas estratégias didáticas como o uso de vídeos, leitura de textos e experimentação para auxiliar nas intervenções, que foram divididos em quatro momentos. Num primeiro momento, foi introduzida a temática social e realizada a diagnose dos conhecimentos prévios dos alunos sobre gases, pressão, volume e poluição atmosférica. Num segundo momento, realizou-se uma aula expositiva/dialogada com realização de exercícios. No terceiro momento, realizou-se um experimento investigativo e a sistematização das propriedades dos gases. No quarto e último momento, retomamos a problemática social, identificando aspectos tecnológicos e analisando como nossas atitudes refletem no mundo em vivemos, apontando estratégias para minimizar os efeitos causados pelo homem ao meio ambiente. Partindo do estudo desse trabalho, entendemos a necessidade de planejar novos formatos para aulas expositivas e dialogadas visando articular a relação CTS e não enfatizar unicamente a abordagem dos conceitos científicos/químicos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CTS, SD, GASES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID7989_15082016104513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÊYDJA FRANCIELLE FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MÊYDJA "
    "autor_email" => "meydja.francielle@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22255
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1595
    "inscrito_id" => 7989
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OS EFEITOS DOS GASES NA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: QUAIS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES PARA DISCUTIR RELAÇÕES CTS?"
    "resumo" => "Uma das formas de promover o posicionamento crítico dos alunos e também uma educação científica para cidadania é a o uso da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Para organização e realização dessa abordagem, faz-se necessário o uso de uma Sequência Didática (SD) observadas a partir de duas dimensões: epistêmica e pedagógica. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar uma sequência didática em suas dimensões epistêmica e pedagógica visando identificar possibilidades e limitações para discutir as relações CTS. Nessa direção, elaboramos uma SD, cujos conteúdos foram selecionados e abordados através da temática: “Efeito dos gases na poluição atmosférica”, onde, utilizamos algumas estratégias didáticas como o uso de vídeos, leitura de textos e experimentação para auxiliar nas intervenções, que foram divididos em quatro momentos. Num primeiro momento, foi introduzida a temática social e realizada a diagnose dos conhecimentos prévios dos alunos sobre gases, pressão, volume e poluição atmosférica. Num segundo momento, realizou-se uma aula expositiva/dialogada com realização de exercícios. No terceiro momento, realizou-se um experimento investigativo e a sistematização das propriedades dos gases. No quarto e último momento, retomamos a problemática social, identificando aspectos tecnológicos e analisando como nossas atitudes refletem no mundo em vivemos, apontando estratégias para minimizar os efeitos causados pelo homem ao meio ambiente. Partindo do estudo desse trabalho, entendemos a necessidade de planejar novos formatos para aulas expositivas e dialogadas visando articular a relação CTS e não enfatizar unicamente a abordagem dos conceitos científicos/químicos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CTS, SD, GASES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID7989_15082016104513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÊYDJA FRANCIELLE FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MÊYDJA "
    "autor_email" => "meydja.francielle@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Uma das formas de promover o posicionamento crítico dos alunos e também uma educação científica para cidadania é a o uso da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Para organização e realização dessa abordagem, faz-se necessário o uso de uma Sequência Didática (SD) observadas a partir de duas dimensões: epistêmica e pedagógica. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar uma sequência didática em suas dimensões epistêmica e pedagógica visando identificar possibilidades e limitações para discutir as relações CTS. Nessa direção, elaboramos uma SD, cujos conteúdos foram selecionados e abordados através da temática: “Efeito dos gases na poluição atmosférica”, onde, utilizamos algumas estratégias didáticas como o uso de vídeos, leitura de textos e experimentação para auxiliar nas intervenções, que foram divididos em quatro momentos. Num primeiro momento, foi introduzida a temática social e realizada a diagnose dos conhecimentos prévios dos alunos sobre gases, pressão, volume e poluição atmosférica. Num segundo momento, realizou-se uma aula expositiva/dialogada com realização de exercícios. No terceiro momento, realizou-se um experimento investigativo e a sistematização das propriedades dos gases. No quarto e último momento, retomamos a problemática social, identificando aspectos tecnológicos e analisando como nossas atitudes refletem no mundo em vivemos, apontando estratégias para minimizar os efeitos causados pelo homem ao meio ambiente. Partindo do estudo desse trabalho, entendemos a necessidade de planejar novos formatos para aulas expositivas e dialogadas visando articular a relação CTS e não enfatizar unicamente a abordagem dos conceitos científicos/químicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.