Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADES PRATICADAS NA NATUREZA E CONSCIÊNTIZAÇÃO AMBIENTAL: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO

Palavra-chaves: MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) Educação Ambiental
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20392
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 42
    "inscrito_id" => 504
    "titulo" => "ATIVIDADES PRATICADAS NA NATUREZA E CONSCIÊNTIZAÇÃO AMBIENTAL: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO"
    "resumo" => "O problema ambiental nos últimos anos têm ocasionado grande preocupação, gerando discussões acerca desse tema, que ainda é pouco presente no cenário escolar, principalmente nas atividades esportivas, nosso objetivo foi proporcionar aos discentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santos Dumont atividades praticadas na natureza, esportes ao ar livre e a consciência ambiental, oportunizando a todos um conhecimento teórico e prático. Esse trabalho trata-se de um relato de experiência que envolveu 149 discentes do Ensino Fundamental II (7° ao 9° ano), com idades entre 11 e 16 anos, da Escola Estadual Santos Dumont, situada no município de João Pessoa – PB, envolvendo bolsistas do PIBID, docentes do ensino superior, comunidade escolar e professores de educação física da própria escola, com intervenções práticas e teóricas durante 8 (oito) semanas, com intervenções semanais de 40 minutos em cada turma. Os achados nesse trabalho mostram que a intervenção do professor de educação física é um dos meios para se trabalhar a educação ambiental e conscientizar os discentes dos problemas ambientais. Conteúdos como esportes de aventura e atividade práticas na natureza são de extrema importância, pois trabalham um contexto social e um dos problemas mais atuais que é a degradação do meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID504_02042016192747.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "NYSHERDSON"
    "autor_email" => "nysherdson.edf@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIPÊ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20392
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 42
    "inscrito_id" => 504
    "titulo" => "ATIVIDADES PRATICADAS NA NATUREZA E CONSCIÊNTIZAÇÃO AMBIENTAL: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO"
    "resumo" => "O problema ambiental nos últimos anos têm ocasionado grande preocupação, gerando discussões acerca desse tema, que ainda é pouco presente no cenário escolar, principalmente nas atividades esportivas, nosso objetivo foi proporcionar aos discentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santos Dumont atividades praticadas na natureza, esportes ao ar livre e a consciência ambiental, oportunizando a todos um conhecimento teórico e prático. Esse trabalho trata-se de um relato de experiência que envolveu 149 discentes do Ensino Fundamental II (7° ao 9° ano), com idades entre 11 e 16 anos, da Escola Estadual Santos Dumont, situada no município de João Pessoa – PB, envolvendo bolsistas do PIBID, docentes do ensino superior, comunidade escolar e professores de educação física da própria escola, com intervenções práticas e teóricas durante 8 (oito) semanas, com intervenções semanais de 40 minutos em cada turma. Os achados nesse trabalho mostram que a intervenção do professor de educação física é um dos meios para se trabalhar a educação ambiental e conscientizar os discentes dos problemas ambientais. Conteúdos como esportes de aventura e atividade práticas na natureza são de extrema importância, pois trabalham um contexto social e um dos problemas mais atuais que é a degradação do meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID504_02042016192747.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "NYSHERDSON"
    "autor_email" => "nysherdson.edf@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIPÊ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O problema ambiental nos últimos anos têm ocasionado grande preocupação, gerando discussões acerca desse tema, que ainda é pouco presente no cenário escolar, principalmente nas atividades esportivas, nosso objetivo foi proporcionar aos discentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santos Dumont atividades praticadas na natureza, esportes ao ar livre e a consciência ambiental, oportunizando a todos um conhecimento teórico e prático. Esse trabalho trata-se de um relato de experiência que envolveu 149 discentes do Ensino Fundamental II (7° ao 9° ano), com idades entre 11 e 16 anos, da Escola Estadual Santos Dumont, situada no município de João Pessoa – PB, envolvendo bolsistas do PIBID, docentes do ensino superior, comunidade escolar e professores de educação física da própria escola, com intervenções práticas e teóricas durante 8 (oito) semanas, com intervenções semanais de 40 minutos em cada turma. Os achados nesse trabalho mostram que a intervenção do professor de educação física é um dos meios para se trabalhar a educação ambiental e conscientizar os discentes dos problemas ambientais. Conteúdos como esportes de aventura e atividade práticas na natureza são de extrema importância, pois trabalham um contexto social e um dos problemas mais atuais que é a degradação do meio ambiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.