Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: O QUE PENSAM SOBRE A FUTURA ATUAÇÃO PROFISSIONAL?.

Palavra-chaves: REPRESENTAÇÃO PROFISSIONAL, ESTUDANTES DE LICENCIATURA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22200
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1977
    "inscrito_id" => 1330
    "titulo" => "REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: O QUE PENSAM SOBRE A FUTURA ATUAÇÃO PROFISSIONAL?."
    "resumo" => "Esse trabalho teve como objetivo diagnosticar as representações profissionais concebidas pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no decorrer de sua formação inicial. O trabalho foi realizado com os alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário Facex (UNIFACEX) e a proposta teórico-metodológica apoiou-se na proposta de Brando e Caldeira (2009), que se fundamenta na utilização de representações gráficas e na teoria das representações sociais que os alunos têm sobre a futura profissão. O trabalho de identificações das representações sociais foi realizado no período de 2015, com alunos ingressantes e concluintes. A amostra estudada foi composta por 42 alunos, sendo 25 ingressantes e 17 concluintes. Durante esses momentos, foi considerado o tema indutor “futura atuação profissional” que serviu de elo condutor das representações. Foram obtidas 210 representações, destacando-se 32% das palavras evocadas relacionando a futura atuação profissional com a sala de aula, 22% representaram a atuação em parques, zoológicos ou museus. Observamos que as percepções de atuação profissional diferem entre ingressantes e concluintes, onde apenas 14% dos ingressantes evocaram palavras que relacionassem sua atuação em sala de aula, no entanto, 58% dos concluintes atribuíram sua atuação na área da educação. O trabalho mostrou que os alunos do curso possuem conflitos quanto à futura atuação profissional durante sua formação na licenciatura em Ciências Biológicas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÃO PROFISSIONAL, ESTUDANTES DE LICENCIATURA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID1330_15082016180215.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÉCIO DANILO DIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANILO DIAS "
    "autor_email" => "danilodiass18@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22200
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1977
    "inscrito_id" => 1330
    "titulo" => "REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: O QUE PENSAM SOBRE A FUTURA ATUAÇÃO PROFISSIONAL?."
    "resumo" => "Esse trabalho teve como objetivo diagnosticar as representações profissionais concebidas pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no decorrer de sua formação inicial. O trabalho foi realizado com os alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário Facex (UNIFACEX) e a proposta teórico-metodológica apoiou-se na proposta de Brando e Caldeira (2009), que se fundamenta na utilização de representações gráficas e na teoria das representações sociais que os alunos têm sobre a futura profissão. O trabalho de identificações das representações sociais foi realizado no período de 2015, com alunos ingressantes e concluintes. A amostra estudada foi composta por 42 alunos, sendo 25 ingressantes e 17 concluintes. Durante esses momentos, foi considerado o tema indutor “futura atuação profissional” que serviu de elo condutor das representações. Foram obtidas 210 representações, destacando-se 32% das palavras evocadas relacionando a futura atuação profissional com a sala de aula, 22% representaram a atuação em parques, zoológicos ou museus. Observamos que as percepções de atuação profissional diferem entre ingressantes e concluintes, onde apenas 14% dos ingressantes evocaram palavras que relacionassem sua atuação em sala de aula, no entanto, 58% dos concluintes atribuíram sua atuação na área da educação. O trabalho mostrou que os alunos do curso possuem conflitos quanto à futura atuação profissional durante sua formação na licenciatura em Ciências Biológicas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÃO PROFISSIONAL, ESTUDANTES DE LICENCIATURA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID1330_15082016180215.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÉCIO DANILO DIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANILO DIAS "
    "autor_email" => "danilodiass18@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo diagnosticar as representações profissionais concebidas pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no decorrer de sua formação inicial. O trabalho foi realizado com os alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário Facex (UNIFACEX) e a proposta teórico-metodológica apoiou-se na proposta de Brando e Caldeira (2009), que se fundamenta na utilização de representações gráficas e na teoria das representações sociais que os alunos têm sobre a futura profissão. O trabalho de identificações das representações sociais foi realizado no período de 2015, com alunos ingressantes e concluintes. A amostra estudada foi composta por 42 alunos, sendo 25 ingressantes e 17 concluintes. Durante esses momentos, foi considerado o tema indutor “futura atuação profissional” que serviu de elo condutor das representações. Foram obtidas 210 representações, destacando-se 32% das palavras evocadas relacionando a futura atuação profissional com a sala de aula, 22% representaram a atuação em parques, zoológicos ou museus. Observamos que as percepções de atuação profissional diferem entre ingressantes e concluintes, onde apenas 14% dos ingressantes evocaram palavras que relacionassem sua atuação em sala de aula, no entanto, 58% dos concluintes atribuíram sua atuação na área da educação. O trabalho mostrou que os alunos do curso possuem conflitos quanto à futura atuação profissional durante sua formação na licenciatura em Ciências Biológicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.