Esse estudo foi fundamentado na prática desenvolvida pelas autoras, como membros da Coordenação Técnico Pedagógica do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Rio de Janeiro, a fim de contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos ingressantes dos cursos de Ensino Médio, modalidade de Educação Profissional nas áreas de Meio Ambiente e Alimentos, em parceria com os demais atores do ensino da instituição, oportunizando a redução de retenções nos períodos de estudo dos cursos, do abandono da vaga oriunda de concurso público e da não conclusão do curso de educação profissional. As matrizes curriculares dos cursos estão distribuídas em oito períodos semestrais. As turmas focadas pelas autoras estavam cursando do terceiro ao sétimo período dos Cursos de Meio Ambiente e Alimentos, nos semestres de 2015.1, 2015.2 e 2016.1. A partir da formação administrativa das turmas, o trabalho é iniciado com o processo de escolha de alunos e professores representantes. O seu desenvolvimento se dá através de encontros específicos com os mesmos para o levantamento de dados pessoais, problemáticas de estudo, individuais ou de grupo, dificuldades de relacionamento entre alunos e professores e de frequência e adaptação ao sistema educacional. Após a identificação, parte-se para a busca de soluções pontuais ou a serem discutidas no primeiro Conselho de Classe do semestre. Com a interferência preventiva das Orientadoras Educacionais no processo de ensino-aprendizagem, observou-se uma melhoria significativa na permanência nos cursos e no desempenho do alunado que possibilitou estreitamento de vínculos estàveis entre os envolvidos .