, Mariasuelydacosta. Representações de luta e resistência feminina na poesia popular. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22196>. Acesso em: 05/11/2024 09:06
O que se pretende nesta proposta é apresentar um estudo dos processos de construção/reconstrução da representação de uma identidade positiva da mulher negra em textos da literatura de cordel de autoria da cordelista Jarid Arraes. Para tanto, pretende-se destacar, desse universo, as produções literárias, que dão ênfase à biografia das heroínas negras brasileiras, investigando as representações identitárias e de luta dessas heroínas. O estudo, de natureza bibliográfica, analisou o modo de representação de mulheres negras em suas lutas e resistências mediante às formas de exploração, preconceito e discriminação. Para tanto, tem feito parte, dessa dinâmica de análise, a construção discursiva em função da concepção e reconhecimento das diversidades étnico-racial, com suas especificidades no processo de construção sociocultural do país. Em função disso, reportaremos aos estudos de Telles (2003), Rabassa (1966), Sayers (1958), Brookshaw (1983), Cascudo (2001), Abramowicz (2006), Habermas (1983), Hall (2003), Proença Filho (2004), Magalhães (2005), dentre outros. Um estudo por esse viés temático tende a não somente tornar conhecida uma dada representação da mulher negra em contextos e cenários vários, como também possibilitará uma leitura comparativa dessa produção no sentido de melhor compreender as formas de como essa modalidade literária detém a representação do imaginário de povo. Com efeito, refletir sobre tais representações contribui também para que identifiquemos a literatura de cordel sob uma ótica mais contextualizada, transformadora, comprometida com o social. Implica ainda buscar compreendê-la inserida em uma ação educativa, comprometida com a construção de uma sociedade democrática, preocupada com os aspectos em relação às histórias de vida, à diversidade étnico-racial, cultural e social.