AS CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NA VISÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES A PARTIR DO SEU COTIDIANO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20308 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 351 "inscrito_id" => 3086 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NA VISÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES A PARTIR DO SEU COTIDIANO" "resumo" => """ Ao escolher este tema veio à inquietação de buscar quais as contribuições para a vida desses educandos que busca essa modalidade de ensino: a Educação de Jovens e Adultos, sem deixar de lado a metodologia do educador utilizado para nortear o educando neste caminho da EJA.\r\n Mesmo sendo criada para tentar sanar o analfabetismo no Brasil, esta modalidade de ensino não teve prioridade, sendo tratada apenas uma política para suprir a perda da escolarização na idade certa.\r\n Ao começar a frequentar a Educação de Jovens e Adultos, além dos desafios diários para conseguir continuar na EJA, também existem as contribuições que ocorreu para sua vida familiar, profissional e principalmente na sua vida social. Tendo em vista as metas estabelecidas como parâmetro para a EJA, primeiramente iremos analisar quais foram os benefícios para os educandos com o regresso a vida escolar.\r\n Para isto iremos investigar junto aos educandos seus interesses e expectativas em relação à volta da vida escolar e ao fim da pesquisa iremos abordar novamente esses educandos para analisar se suas expectativas foram contempladas, se foram decepcionantes, ou se surgiu novas expectativas em relação à EJA à medida avaliativa do ensino, levando em conta o modelo teórico-pedagógico aplicado na EJA.\r\n A problemática detectada foi investigar as contribuições na vida social, familiar e profissional dos educandos ao ingressar na EJA e como ocorre a prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos.\r\n O objetivo que norteou esta pesquisa foi analisar as contribuições para a vida desses educandos que iniciaram ou reingressaram novamente na vida escolar, e compreender a re-socialização desses sujeitos à sociedade.\r\n Sendo assim a escola e o educador, tem possibilidade de tornar o individuo flexível capaz de se adaptar a essa sociedade que estar em constante transformação, sem se abster de ser um individuo critico, pensante.A pesquisa desenvolvida foi realizada nas turmas do ciclo I e II no período noturno da Escola Municipal Ensino Fundamental e EJA Dr Flávio Maroja Filho, localizado no bairro dos Municípios( Tibiri II) no município de Santa Rita-PB. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EJA, MODALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA12_ID3086_18072016110903.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA VALENTIM LIRA" "autor_nome_curto" => "CRISTINA LIRA" "autor_email" => "Cristina.lira1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20308 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 351 "inscrito_id" => 3086 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NA VISÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES A PARTIR DO SEU COTIDIANO" "resumo" => """ Ao escolher este tema veio à inquietação de buscar quais as contribuições para a vida desses educandos que busca essa modalidade de ensino: a Educação de Jovens e Adultos, sem deixar de lado a metodologia do educador utilizado para nortear o educando neste caminho da EJA.\r\n Mesmo sendo criada para tentar sanar o analfabetismo no Brasil, esta modalidade de ensino não teve prioridade, sendo tratada apenas uma política para suprir a perda da escolarização na idade certa.\r\n Ao começar a frequentar a Educação de Jovens e Adultos, além dos desafios diários para conseguir continuar na EJA, também existem as contribuições que ocorreu para sua vida familiar, profissional e principalmente na sua vida social. Tendo em vista as metas estabelecidas como parâmetro para a EJA, primeiramente iremos analisar quais foram os benefícios para os educandos com o regresso a vida escolar.\r\n Para isto iremos investigar junto aos educandos seus interesses e expectativas em relação à volta da vida escolar e ao fim da pesquisa iremos abordar novamente esses educandos para analisar se suas expectativas foram contempladas, se foram decepcionantes, ou se surgiu novas expectativas em relação à EJA à medida avaliativa do ensino, levando em conta o modelo teórico-pedagógico aplicado na EJA.\r\n A problemática detectada foi investigar as contribuições na vida social, familiar e profissional dos educandos ao ingressar na EJA e como ocorre a prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos.\r\n O objetivo que norteou esta pesquisa foi analisar as contribuições para a vida desses educandos que iniciaram ou reingressaram novamente na vida escolar, e compreender a re-socialização desses sujeitos à sociedade.\r\n Sendo assim a escola e o educador, tem possibilidade de tornar o individuo flexível capaz de se adaptar a essa sociedade que estar em constante transformação, sem se abster de ser um individuo critico, pensante.A pesquisa desenvolvida foi realizada nas turmas do ciclo I e II no período noturno da Escola Municipal Ensino Fundamental e EJA Dr Flávio Maroja Filho, localizado no bairro dos Municípios( Tibiri II) no município de Santa Rita-PB. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EJA, MODALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA12_ID3086_18072016110903.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA VALENTIM LIRA" "autor_nome_curto" => "CRISTINA LIRA" "autor_email" => "Cristina.lira1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }