Resumo: Este trabalho suscita uma reflexão sobre a permanência escolar dos sujeitos da EJA a partir de indícios apontados por estudantes do PROEJA no IFRN. Entendemos que a permanência escolar não é uma característica específica da EJA, mas uma problemática da educação brasileira. Sob esse prisma, é interessante observar a necessidade de enfatizarmos esta problemática, em particular na EJA, buscando encontrar respostas que suavizem o enfrentamento das situações adversas nessa modalidade de ensino numa perspectiva de inclusão social. O que faz com que os sujeitos permaneçam e tenham um bom êxito num curso técnico na modalidade EJA (PROEJA)? Nesse processo, encontramos mais histórias de insucesso do que de sucessos, de descontinuidades do que de continuidades, de dificuldades do que de oportunidades. Assim, a inspiração teórica deste trabalho encontra-se no pensamento de Freire (1996; 2011; 2001), Charlot (2000), dentre outros, vislumbrando questões que venham apontar as possibilidades de uma aprendizagem concreta no campo da EJA. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, uma vez que reflete a dinâmica das relações sociais educativas, na tentativa de entender o que faz o estudante da EJA permanecer na escola. As análises sinalizam a necessidade de olharmos com mais atenção para as situações de convivialidade no ambiente escolar.
Palavras-chave: EJA, Permanência escolar, Sucesso Escolar.