CURSOS DE LICENCIATURA E PROJETOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUAIS SÃO AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR LICENCIANDOS DIANTE DA REALIDADE ESCOLAR?
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20615 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1420 "inscrito_id" => 4698 "titulo" => "CURSOS DE LICENCIATURA E PROJETOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUAIS SÃO AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR LICENCIANDOS DIANTE DA REALIDADE ESCOLAR?" "resumo" => "Neste trabalho apresentamos dados referentes a uma pesquisa que encontra-se em andamento, cujo objetivo é identificar dificuldades vivenciadas por licenciandos durante o processo de preparação e implementação de um projeto interdisciplinar.A pesquisa envolve um grupo formado por 10 licenciandos distribuídos entre os cursos de História e Letras, vinculados a uma universidade pública federal, que no decorrer do ano de 2015, sob a coordenação de uma professora dessa instituição, estabeleceu uma parceria com uma escola pública estadual. Em decorrência disso, o grupo realizou estudos com base na bibliografia da área; elaborou e desenvolveu dois projetos interdisciplinares com alunos e professores de duas turmas do sexto ano do ensino fundamental. As informações referentes à pesquisa emergiram a partir das análises preliminares dos registros produzidos pelos integrantes, que adotaram no decorrer da investigação os seguintes procedimentos: registros em seus respectivos diários pessoais; fichas individuais; formulários de avaliação coletiva e individual; atas das reuniões semanais do grupo envolvido; entrevistas individuais pautadas por um roteiro previamente elaborado; fotos e vídeos. Os registros produzidos encontram-se em processo de organização, descrição e análise e evidenciam informações que servem de base para a compreensão das dificuldades enfrentadas pelos licenciandos, diante de situações reais de ensino. Os resultados encontrados apontam um conjunto de dificuldades relacionadas ao planejamento e ao encaminhamento do trabalho docente, em virtude, principalmente, do desconhecimento e/ou das demandas suscitadas, referentes aos seguintes temas: a) redefinição de estratégias ocasionadas pelas adversidades que surgiram durante a implementação das atividades propostas na escola; b) adequação do trabalho escolar aos diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos; c) reconhecimento da importância das interações entre professores e alunos, no sentido de instigar e valorizar suas tentativas e aprendizagens.Em nosso entendimento é na aproximação dos estudos da literatura em articulação com essas demandas que os futuros docentes terão condições de vivenciar, analisar, problematizar e propor alternativas voltadas à sua futura realidade profissional e, dessa maneira, contribuir com a diminuição do forte sentimento de insegurança e despreparo que aflige aqueles que ingressam no magistério." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROJETO INTERDISCIPLINAR, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID4698_14082016215444.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS CARVALHO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "andrade.viniciusc@gmail.c" "autor_ies" => "UFF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20615 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1420 "inscrito_id" => 4698 "titulo" => "CURSOS DE LICENCIATURA E PROJETOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUAIS SÃO AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR LICENCIANDOS DIANTE DA REALIDADE ESCOLAR?" "resumo" => "Neste trabalho apresentamos dados referentes a uma pesquisa que encontra-se em andamento, cujo objetivo é identificar dificuldades vivenciadas por licenciandos durante o processo de preparação e implementação de um projeto interdisciplinar.A pesquisa envolve um grupo formado por 10 licenciandos distribuídos entre os cursos de História e Letras, vinculados a uma universidade pública federal, que no decorrer do ano de 2015, sob a coordenação de uma professora dessa instituição, estabeleceu uma parceria com uma escola pública estadual. Em decorrência disso, o grupo realizou estudos com base na bibliografia da área; elaborou e desenvolveu dois projetos interdisciplinares com alunos e professores de duas turmas do sexto ano do ensino fundamental. As informações referentes à pesquisa emergiram a partir das análises preliminares dos registros produzidos pelos integrantes, que adotaram no decorrer da investigação os seguintes procedimentos: registros em seus respectivos diários pessoais; fichas individuais; formulários de avaliação coletiva e individual; atas das reuniões semanais do grupo envolvido; entrevistas individuais pautadas por um roteiro previamente elaborado; fotos e vídeos. Os registros produzidos encontram-se em processo de organização, descrição e análise e evidenciam informações que servem de base para a compreensão das dificuldades enfrentadas pelos licenciandos, diante de situações reais de ensino. Os resultados encontrados apontam um conjunto de dificuldades relacionadas ao planejamento e ao encaminhamento do trabalho docente, em virtude, principalmente, do desconhecimento e/ou das demandas suscitadas, referentes aos seguintes temas: a) redefinição de estratégias ocasionadas pelas adversidades que surgiram durante a implementação das atividades propostas na escola; b) adequação do trabalho escolar aos diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos; c) reconhecimento da importância das interações entre professores e alunos, no sentido de instigar e valorizar suas tentativas e aprendizagens.Em nosso entendimento é na aproximação dos estudos da literatura em articulação com essas demandas que os futuros docentes terão condições de vivenciar, analisar, problematizar e propor alternativas voltadas à sua futura realidade profissional e, dessa maneira, contribuir com a diminuição do forte sentimento de insegurança e despreparo que aflige aqueles que ingressam no magistério." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROJETO INTERDISCIPLINAR, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID4698_14082016215444.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS CARVALHO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "andrade.viniciusc@gmail.c" "autor_ies" => "UFF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }