PRÁTICA ESPORTIVA: ENSINANDO FÍSICA ATRAVÉS DO ESPORTE
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21994 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2552 "inscrito_id" => 11210 "titulo" => "PRÁTICA ESPORTIVA: ENSINANDO FÍSICA ATRAVÉS DO ESPORTE" "resumo" => "A física está presente no cotidiano e explica boa parte dos fenômenos naturais perceptíveis pelo homem, de modo que o método cientifico serve de suporte a diversas outras áreas do conhecimento. Sendo assim, é de grande importância no desenvolvimento intelectual, tecnológico e de uma postura critico-reflexiva. No entanto, o que se percebe é que ao lecionar a disciplina muitos professores fazem uso de métodos tradicionais que considera o conhecimento um conjunto de informações transmitidas pelos professores aos alunos, que têm apenas o papel de ouvintes, não demonstrando a real aplicação da Física no dia a dia, o que acarreta muitas vezes uma repulsa dos alunos à disciplina. Esse quadro de rejeição é bastante comum no primeiro ano do Ensino Médio, geralmente o momento de primeiro contato aluno-física, onde o assunto abordado nesse período é a mecânica, o estudo do movimento. São várias as abordagens alternativas possíveis para ensinar, uma vez que tudo que existe, se move. Dessa forma, por conta da proximidade dos jogos olímpicos no país e pelo interesse que os alunos apresentam pelos esportes, o presente trabalho é resultado de um projeto realizado em sete primeiros anos do ensino médio de uma escola pública de Pernambuco em que se buscou relacionar a física com algo que boa parte dos alunos se envolvem e se interessam, afim de ilustrar de maneira didática aspectos físicos como, por exemplo: espaço percorrido, velocidade, tempo e lançamento etc, através de atividades esportivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CINEMÁTICA, ENSINO DE FÍSICA, ESPORTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID11210_17082016105358.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO BASÍLIO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "BRUNO BASÍLIO" "autor_email" => "brunobasilior@gmail.com" "autor_ies" => "IF SERTÃO-PE CAMPUS PETROLINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21994 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2552 "inscrito_id" => 11210 "titulo" => "PRÁTICA ESPORTIVA: ENSINANDO FÍSICA ATRAVÉS DO ESPORTE" "resumo" => "A física está presente no cotidiano e explica boa parte dos fenômenos naturais perceptíveis pelo homem, de modo que o método cientifico serve de suporte a diversas outras áreas do conhecimento. Sendo assim, é de grande importância no desenvolvimento intelectual, tecnológico e de uma postura critico-reflexiva. No entanto, o que se percebe é que ao lecionar a disciplina muitos professores fazem uso de métodos tradicionais que considera o conhecimento um conjunto de informações transmitidas pelos professores aos alunos, que têm apenas o papel de ouvintes, não demonstrando a real aplicação da Física no dia a dia, o que acarreta muitas vezes uma repulsa dos alunos à disciplina. Esse quadro de rejeição é bastante comum no primeiro ano do Ensino Médio, geralmente o momento de primeiro contato aluno-física, onde o assunto abordado nesse período é a mecânica, o estudo do movimento. São várias as abordagens alternativas possíveis para ensinar, uma vez que tudo que existe, se move. Dessa forma, por conta da proximidade dos jogos olímpicos no país e pelo interesse que os alunos apresentam pelos esportes, o presente trabalho é resultado de um projeto realizado em sete primeiros anos do ensino médio de uma escola pública de Pernambuco em que se buscou relacionar a física com algo que boa parte dos alunos se envolvem e se interessam, afim de ilustrar de maneira didática aspectos físicos como, por exemplo: espaço percorrido, velocidade, tempo e lançamento etc, através de atividades esportivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CINEMÁTICA, ENSINO DE FÍSICA, ESPORTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID11210_17082016105358.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO BASÍLIO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "BRUNO BASÍLIO" "autor_email" => "brunobasilior@gmail.com" "autor_ies" => "IF SERTÃO-PE CAMPUS PETROLINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }