O Programa Mais Educação, que se constitui como estratégia do Ministério da Educação para fomentar a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral, foi implementado desde o ano de 2007 como política pública de melhoria da educação básica e instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10 (BRASIL, 2014). Diante do cenário que se vive atualmente a educação no contra turno, se faz necessário investigar a efetivação das políticas públicas e das ações do Programa Mais Educação, para contribuir no desenvolvimento da Educação Integral no nosso País. Tendo como objetivo compreender a sistematização do Programa, suas dificuldades e possibilidades como Política Pública Educacional; além de analisar o planejamento e a execução das atividades e o impacto destas em seu público alvo. A Pesquisa realizada foi de natureza descritiva analítica, com abordagem qualitativa. Inicialmente foi realizado um levantamento de dados em bancos de dissertações e teses que discorreram sobre a temática, bem como documentos legais que norteiam o Programa, para análise e construção da fundamentação teórica do estudo proposto. A pesquisa de campo ocorreu num universo de 20 escolas do município de Esperança-PB que aderiram ao Programa Mais Educação, com a aplicação do questionário como instrumento com questões de múltipla escolha, seguidas de espaço com indicação para que os gestores escolares de cada escola justificassem as respostas, além de questões abertas. Após a coleta de dados foi feita a tabulação a qual deu subsídios para a apresentação dos resultados, com a análise dos dados a que corresponde às opiniões expressas nos discursos. Os resultados demonstraram que apesar das dificuldades encontradas dentro da particularidade de cada escola, o município vem trazendo resultados satisfatórios diante dos obstáculos e possibilidades encontrados ao logo do desenvolvimento das politicas públicas que norteiam o Programa Mais Educação. No contra turno os alunos menos favorecidos, passam a ter oportunidades que somam ao ensino regular e lhe oferecem várias portas para o sucesso e a formação de um cidadão consciente dos seus direitos e deveres. O Programa desenvolve suas oficinas com algumas dificuldades, mas traz uma maior aprendizagem para os envolvidos no processo dentro das escolas do município.