Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÓ-LICENCIATURA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, PRÓ-LICENCIATURA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO Pôster (PO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22023
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2861
    "inscrito_id" => 9481
    "titulo" => "PRÓ-LICENCIATURA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "A Pró-licenciatura é um programa próprio da Universidade Estadual de Goiás- UEG que tem por objetivo auxiliar o discente em suas atividades acadêmicas promovendo a formação e melhorias nos processos de aprendizagem docente do acadêmico das licenciaturas da UEG. Ela é realizada junto ao Estágio Supervisionado onde o aluno realiza diversas atividades didático-pedagógicas, objetivando a estimulação e a elaboração de novos conhecimentos promovendo a permanência desse acadêmico e o fortalecimento dos cursos de licenciaturas, além de firmar uma parceria entre Universidade e escola campo. Ao participar desse programa de bolsas da UEG é nosso objetivo nesse trabalho, de relatar as vivencias como acadêmico bolsista Pró-Licenciatura dessa Universidade- Câmpus de Quirinópolis. As atividades subsidiadas estão sendo realizadas no Colégio Estadual Independência na cidade de Quirinópolis-Goiás, e têm como público alvo os alunos do 3° ano do Ensino Médio das turmas “A” e “B” do turno matutino. A metodologia utilizada para o desenvolvimento das atividades na escola foi a pesquisa-ação, onde o pesquisador participa da pesquisa que realiza, levando ao seu envolvimento e mudança em suas ações. Até o presente momento diversas atividades práticas foram realizadas na escola participante, promovendo uma aprendizagem complementar à docência desse bolsista participante, pois é durante esse período que o aluno estagiário coloca em prática seu conhecimento teórico adquirido na graduação, além de possibilitar que o mesmo se identifique com sua futura profissão. Para os alunos da escola as aulas práticas são bastante proveitosas, uma vez que eles ficam mais motivados a estudar e animados com as aulas de laboratório. Já para o bolsista, a Pró-Licenciatura proporciona uma aprendizagem a mais, pois coloca-o em contato com o seu futuro cotidiano de trabalho, ajudando-o a desenvolver suas habilidades como professor. Assim como o estágio, o programa ajuda o bolsista a descobrir se a licenciatura representa mesmo o caminho que ele quer seguir, no futuro próximo. Esse programa representa uma oportunidade de vivenciar e colocar em prática seus conhecimentos na escola campo. Ele também é de suma importância na escolha de sua profissão, permitindo o aperfeiçoamento de suas habilidades e com isso adquirir experiências para ingressar na carreira docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PRÓ-LICENCIATURA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID9481_17082016190353.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE PEREIRA"
    "autor_email" => "daniele.pereira.da.silva@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS-UEG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22023
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2861
    "inscrito_id" => 9481
    "titulo" => "PRÓ-LICENCIATURA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "A Pró-licenciatura é um programa próprio da Universidade Estadual de Goiás- UEG que tem por objetivo auxiliar o discente em suas atividades acadêmicas promovendo a formação e melhorias nos processos de aprendizagem docente do acadêmico das licenciaturas da UEG. Ela é realizada junto ao Estágio Supervisionado onde o aluno realiza diversas atividades didático-pedagógicas, objetivando a estimulação e a elaboração de novos conhecimentos promovendo a permanência desse acadêmico e o fortalecimento dos cursos de licenciaturas, além de firmar uma parceria entre Universidade e escola campo. Ao participar desse programa de bolsas da UEG é nosso objetivo nesse trabalho, de relatar as vivencias como acadêmico bolsista Pró-Licenciatura dessa Universidade- Câmpus de Quirinópolis. As atividades subsidiadas estão sendo realizadas no Colégio Estadual Independência na cidade de Quirinópolis-Goiás, e têm como público alvo os alunos do 3° ano do Ensino Médio das turmas “A” e “B” do turno matutino. A metodologia utilizada para o desenvolvimento das atividades na escola foi a pesquisa-ação, onde o pesquisador participa da pesquisa que realiza, levando ao seu envolvimento e mudança em suas ações. Até o presente momento diversas atividades práticas foram realizadas na escola participante, promovendo uma aprendizagem complementar à docência desse bolsista participante, pois é durante esse período que o aluno estagiário coloca em prática seu conhecimento teórico adquirido na graduação, além de possibilitar que o mesmo se identifique com sua futura profissão. Para os alunos da escola as aulas práticas são bastante proveitosas, uma vez que eles ficam mais motivados a estudar e animados com as aulas de laboratório. Já para o bolsista, a Pró-Licenciatura proporciona uma aprendizagem a mais, pois coloca-o em contato com o seu futuro cotidiano de trabalho, ajudando-o a desenvolver suas habilidades como professor. Assim como o estágio, o programa ajuda o bolsista a descobrir se a licenciatura representa mesmo o caminho que ele quer seguir, no futuro próximo. Esse programa representa uma oportunidade de vivenciar e colocar em prática seus conhecimentos na escola campo. Ele também é de suma importância na escolha de sua profissão, permitindo o aperfeiçoamento de suas habilidades e com isso adquirir experiências para ingressar na carreira docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PRÓ-LICENCIATURA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID9481_17082016190353.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE PEREIRA"
    "autor_email" => "daniele.pereira.da.silva@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS-UEG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A Pró-licenciatura é um programa próprio da Universidade Estadual de Goiás- UEG que tem por objetivo auxiliar o discente em suas atividades acadêmicas promovendo a formação e melhorias nos processos de aprendizagem docente do acadêmico das licenciaturas da UEG. Ela é realizada junto ao Estágio Supervisionado onde o aluno realiza diversas atividades didático-pedagógicas, objetivando a estimulação e a elaboração de novos conhecimentos promovendo a permanência desse acadêmico e o fortalecimento dos cursos de licenciaturas, além de firmar uma parceria entre Universidade e escola campo. Ao participar desse programa de bolsas da UEG é nosso objetivo nesse trabalho, de relatar as vivencias como acadêmico bolsista Pró-Licenciatura dessa Universidade- Câmpus de Quirinópolis. As atividades subsidiadas estão sendo realizadas no Colégio Estadual Independência na cidade de Quirinópolis-Goiás, e têm como público alvo os alunos do 3° ano do Ensino Médio das turmas “A” e “B” do turno matutino. A metodologia utilizada para o desenvolvimento das atividades na escola foi a pesquisa-ação, onde o pesquisador participa da pesquisa que realiza, levando ao seu envolvimento e mudança em suas ações. Até o presente momento diversas atividades práticas foram realizadas na escola participante, promovendo uma aprendizagem complementar à docência desse bolsista participante, pois é durante esse período que o aluno estagiário coloca em prática seu conhecimento teórico adquirido na graduação, além de possibilitar que o mesmo se identifique com sua futura profissão. Para os alunos da escola as aulas práticas são bastante proveitosas, uma vez que eles ficam mais motivados a estudar e animados com as aulas de laboratório. Já para o bolsista, a Pró-Licenciatura proporciona uma aprendizagem a mais, pois coloca-o em contato com o seu futuro cotidiano de trabalho, ajudando-o a desenvolver suas habilidades como professor. Assim como o estágio, o programa ajuda o bolsista a descobrir se a licenciatura representa mesmo o caminho que ele quer seguir, no futuro próximo. Esse programa representa uma oportunidade de vivenciar e colocar em prática seus conhecimentos na escola campo. Ele também é de suma importância na escolha de sua profissão, permitindo o aperfeiçoamento de suas habilidades e com isso adquirir experiências para ingressar na carreira docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.