Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE MESTRANDOS NA REALIZAÇÃO E COMPARAÇÃO ENTRE DOIS EVENTOS CIENTÍFICOS SOBRE TEMAS EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Palavra-chaves: ENSINO, PESQUISA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA Pôster (PO) Educação Especial
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21070
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1422
    "inscrito_id" => 3827
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE MESTRANDOS NA REALIZAÇÃO E COMPARAÇÃO ENTRE DOIS EVENTOS CIENTÍFICOS SOBRE TEMAS EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO"
    "resumo" => "Planejar, elaborar, executar e avaliar a realização de eventos científicos que abordam as linhas de pesquisa do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade (CMPDI) tem sido uma prática que atende a formação dos seus educandos. O objetivo do presente estudo foi fazer uma análise comparativa de dois eventos sobre às altas habilidades ou superdotação (AH ou SD) e sobre a formação acadêmica de deficientes visuais (Além do Olhar) que foram realizados pela educadora juntamente com 11 educandos que cursaram a disciplina Divulgação Científica II do CMPDI no 1º. semestre de 2016. Com os resultados obtidos pela aplicação da mesma metodologia, foram realizadas análises estatísticas exploratórias para comparar o perfil dos pré-inscritos. Foi observado que o perfil do público que pretendia participar nos dois eventos foi semelhante quanto a maciça participação feminina, refletindo a parcela de mulheres que atuam na educação em nosso país, porém, a faixa etária e a escolaridade foram relativamente menores entre os participantes para o evento AH ou SD em relação ao evento Além do Olhar. Quanto ao público presente, o evento Além do Olhar recebeu mais participantes em termos relativos aos pré-inscritos apesar de ter recebido menos pessoas (n= 64) que o evento AH ou SD (n= 157). Embora a participação do público foi maior no evento AH ou SD, a participação na pesquisa sobre o êxito do evento foi maior no evento Além do Olhar (69%) em relação ao primeiro (31%). Nos dois eventos foi possível observar que o público aprovou a programação e conteúdo e que provavelmente participarão nas novas edições que ocorrerão em 2017. Concluímos que, a partir das estratégias desenvolvidas para a realização dos eventos científicos propostos, os propósitos da disciplina foram atingidos, pois todos os onze educandos reconheceram a construção de novos conhecimentos sobre a divulgação científica. Além disso, a aprova dos participantes dos dois eventos promovidos sustenta as novas edições destes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ENSINO, PESQUISA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID3827_14082016215705.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NEUZA REJANE WILLE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "REJANE LIMA"
    "autor_email" => "rejane_lima@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21070
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1422
    "inscrito_id" => 3827
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE MESTRANDOS NA REALIZAÇÃO E COMPARAÇÃO ENTRE DOIS EVENTOS CIENTÍFICOS SOBRE TEMAS EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO"
    "resumo" => "Planejar, elaborar, executar e avaliar a realização de eventos científicos que abordam as linhas de pesquisa do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade (CMPDI) tem sido uma prática que atende a formação dos seus educandos. O objetivo do presente estudo foi fazer uma análise comparativa de dois eventos sobre às altas habilidades ou superdotação (AH ou SD) e sobre a formação acadêmica de deficientes visuais (Além do Olhar) que foram realizados pela educadora juntamente com 11 educandos que cursaram a disciplina Divulgação Científica II do CMPDI no 1º. semestre de 2016. Com os resultados obtidos pela aplicação da mesma metodologia, foram realizadas análises estatísticas exploratórias para comparar o perfil dos pré-inscritos. Foi observado que o perfil do público que pretendia participar nos dois eventos foi semelhante quanto a maciça participação feminina, refletindo a parcela de mulheres que atuam na educação em nosso país, porém, a faixa etária e a escolaridade foram relativamente menores entre os participantes para o evento AH ou SD em relação ao evento Além do Olhar. Quanto ao público presente, o evento Além do Olhar recebeu mais participantes em termos relativos aos pré-inscritos apesar de ter recebido menos pessoas (n= 64) que o evento AH ou SD (n= 157). Embora a participação do público foi maior no evento AH ou SD, a participação na pesquisa sobre o êxito do evento foi maior no evento Além do Olhar (69%) em relação ao primeiro (31%). Nos dois eventos foi possível observar que o público aprovou a programação e conteúdo e que provavelmente participarão nas novas edições que ocorrerão em 2017. Concluímos que, a partir das estratégias desenvolvidas para a realização dos eventos científicos propostos, os propósitos da disciplina foram atingidos, pois todos os onze educandos reconheceram a construção de novos conhecimentos sobre a divulgação científica. Além disso, a aprova dos participantes dos dois eventos promovidos sustenta as novas edições destes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ENSINO, PESQUISA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID3827_14082016215705.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NEUZA REJANE WILLE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "REJANE LIMA"
    "autor_email" => "rejane_lima@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Planejar, elaborar, executar e avaliar a realização de eventos científicos que abordam as linhas de pesquisa do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade (CMPDI) tem sido uma prática que atende a formação dos seus educandos. O objetivo do presente estudo foi fazer uma análise comparativa de dois eventos sobre às altas habilidades ou superdotação (AH ou SD) e sobre a formação acadêmica de deficientes visuais (Além do Olhar) que foram realizados pela educadora juntamente com 11 educandos que cursaram a disciplina Divulgação Científica II do CMPDI no 1º. semestre de 2016. Com os resultados obtidos pela aplicação da mesma metodologia, foram realizadas análises estatísticas exploratórias para comparar o perfil dos pré-inscritos. Foi observado que o perfil do público que pretendia participar nos dois eventos foi semelhante quanto a maciça participação feminina, refletindo a parcela de mulheres que atuam na educação em nosso país, porém, a faixa etária e a escolaridade foram relativamente menores entre os participantes para o evento AH ou SD em relação ao evento Além do Olhar. Quanto ao público presente, o evento Além do Olhar recebeu mais participantes em termos relativos aos pré-inscritos apesar de ter recebido menos pessoas (n= 64) que o evento AH ou SD (n= 157). Embora a participação do público foi maior no evento AH ou SD, a participação na pesquisa sobre o êxito do evento foi maior no evento Além do Olhar (69%) em relação ao primeiro (31%). Nos dois eventos foi possível observar que o público aprovou a programação e conteúdo e que provavelmente participarão nas novas edições que ocorrerão em 2017. Concluímos que, a partir das estratégias desenvolvidas para a realização dos eventos científicos propostos, os propósitos da disciplina foram atingidos, pois todos os onze educandos reconheceram a construção de novos conhecimentos sobre a divulgação científica. Além disso, a aprova dos participantes dos dois eventos promovidos sustenta as novas edições destes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.