Planejar, elaborar, executar e avaliar a realização de eventos científicos que abordam as linhas de pesquisa do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade (CMPDI) tem sido uma prática que atende a formação dos seus educandos. O objetivo do presente estudo foi fazer uma análise comparativa de dois eventos sobre às altas habilidades ou superdotação (AH ou SD) e sobre a formação acadêmica de deficientes visuais (Além do Olhar) que foram realizados pela educadora juntamente com 11 educandos que cursaram a disciplina Divulgação Científica II do CMPDI no 1º. semestre de 2016. Com os resultados obtidos pela aplicação da mesma metodologia, foram realizadas análises estatísticas exploratórias para comparar o perfil dos pré-inscritos. Foi observado que o perfil do público que pretendia participar nos dois eventos foi semelhante quanto a maciça participação feminina, refletindo a parcela de mulheres que atuam na educação em nosso país, porém, a faixa etária e a escolaridade foram relativamente menores entre os participantes para o evento AH ou SD em relação ao evento Além do Olhar. Quanto ao público presente, o evento Além do Olhar recebeu mais participantes em termos relativos aos pré-inscritos apesar de ter recebido menos pessoas (n= 64) que o evento AH ou SD (n= 157). Embora a participação do público foi maior no evento AH ou SD, a participação na pesquisa sobre o êxito do evento foi maior no evento Além do Olhar (69%) em relação ao primeiro (31%). Nos dois eventos foi possível observar que o público aprovou a programação e conteúdo e que provavelmente participarão nas novas edições que ocorrerão em 2017. Concluímos que, a partir das estratégias desenvolvidas para a realização dos eventos científicos propostos, os propósitos da disciplina foram atingidos, pois todos os onze educandos reconheceram a construção de novos conhecimentos sobre a divulgação científica. Além disso, a aprova dos participantes dos dois eventos promovidos sustenta as novas edições destes.