Esta pesquisa compõe parte da tese de doutorado apresentada ao programa de pós-graduação. O objetivo foi documentar organizar e compreender a concepção de AVALIAÇÃO EDUCACIONAL veiculada na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O período compreendido na análise é de 1975 a 2000. A partir do estudo do Estado da Arte ou Estado do Conhecimento da produção acadêmica, constituída de teses de doutoramento e dissertações de mestrado sobre avaliação educacional foram selecionados 22 trabalhos em que estão contempladas concepções sobre avaliação educacional produzidos no período mencionado. A pesquisa foi realizada a partir do delineamento do cenário constituído pelo programa de pós-graduação e pelas concepções dos docentes-orientadores das teses e dissertações, segundo uma abordagem qualitativa. Os resumos das teses e dissertações foram analisados e organizados adotando-se como descritores: tema, abrangência, aspectos em destaque e contribuições para a concepção de avaliação educacional. Como produto da tese, nestas reflexões, a pesquisa apontou o fato de que o Programa apresentar um significativo conjunto de produções na área de avaliação educacional e contribuir também para o fortalecimento de campos teóricos conceituais via estudiosos e docentes.Estas produções na área da avaliação educacional incluiu a avaliação da aprendizagem, de currículos, de programas e de sistemas, tanto quantitativa quanto qualitativamente. Comprovou que a trajetória das concepções nas teses, dissertações e produções docentes sobre avaliação educacional partiu de uma visão de mensuração e encaminhou-se nitidamente para uma proposta emancipatória. Esse caminho marcou e marca presença no panorama nacional de avaliação, contribuindo significativamente para as tomadas de decisão que nortearam e possivelmente nortearão políticas públicas de avaliação no Brasil no período estudado e futuros.