POR UMA PEDAGOGIA DA CONVIVIALIDADE
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21982 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 991 "inscrito_id" => 2161 "titulo" => "POR UMA PEDAGOGIA DA CONVIVIALIDADE" "resumo" => """ RESUMO: O presente artigo comunica argumentos em favor de uma proposição de uma educação voltada à convivialidade entre os seres humanos, bem como entre estes e a natureza. Para tanto, nos apoiamos na racionalidade sustentada na solidariedade, na comunhão, na cooperação e no diálogo entre as pessoas em contraposição à racionalidade técnica instrumental, a qual é fundada no individualismo, na competitividade e na busca incessante do dinheiro em detrimento da valorização da pessoa como um ser aberto ao outro e ao mundo. Nesse sentido, o referido artigo aborda os pressupostos e os caminhos a serem seguidos para a implementação de uma Pedagogia da convivialidade no mundo das escolas e em outros espaços sociais da vida. Para tanto, inicialmente é descrito um retrato do passado da história da humanidade com vistas a esclarecer os problemas advindos das relações existentes entre os indivíduos ao longo dessa história. Em seguida, a partir da denúncia desses problemas que afligem à humanidade, são apontados possíveis caminhos para à implementação de projetos políticos e pedagógicos com base em uma racionalidade forjada no entendimento e na reciprocidade entre os sujeitos. Por último, na conclusão desse artigo, conclui-se que é possível de se construir uma sociedade convivial por meio de trabalhos pautados por ações sociais, que entrelacem a vivência teórica e prática de educandos e educadoras, sustentadas pela esperança utópica da (re)construção de um mundo mais humano e solidário. Mundo este que será edificado a partir de um ideário engendrado pela presença do fortalecimento de elos comunitários, os quais são constituídos pelos valores que fundam à convivialidade: a cooperação, a solidariedade e o amor. \r\n Palavras – chave: solidariedade; cooperação; pedagogia da convivialidade. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "SOLIDARIEDADE, PEDAGOGIA DA CONVIVIALIDADE, COOPERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID2161_12082016180025.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ WNILSON FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "WNILSON" "autor_email" => "wnilsonfi@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21982 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 991 "inscrito_id" => 2161 "titulo" => "POR UMA PEDAGOGIA DA CONVIVIALIDADE" "resumo" => """ RESUMO: O presente artigo comunica argumentos em favor de uma proposição de uma educação voltada à convivialidade entre os seres humanos, bem como entre estes e a natureza. Para tanto, nos apoiamos na racionalidade sustentada na solidariedade, na comunhão, na cooperação e no diálogo entre as pessoas em contraposição à racionalidade técnica instrumental, a qual é fundada no individualismo, na competitividade e na busca incessante do dinheiro em detrimento da valorização da pessoa como um ser aberto ao outro e ao mundo. Nesse sentido, o referido artigo aborda os pressupostos e os caminhos a serem seguidos para a implementação de uma Pedagogia da convivialidade no mundo das escolas e em outros espaços sociais da vida. Para tanto, inicialmente é descrito um retrato do passado da história da humanidade com vistas a esclarecer os problemas advindos das relações existentes entre os indivíduos ao longo dessa história. Em seguida, a partir da denúncia desses problemas que afligem à humanidade, são apontados possíveis caminhos para à implementação de projetos políticos e pedagógicos com base em uma racionalidade forjada no entendimento e na reciprocidade entre os sujeitos. Por último, na conclusão desse artigo, conclui-se que é possível de se construir uma sociedade convivial por meio de trabalhos pautados por ações sociais, que entrelacem a vivência teórica e prática de educandos e educadoras, sustentadas pela esperança utópica da (re)construção de um mundo mais humano e solidário. Mundo este que será edificado a partir de um ideário engendrado pela presença do fortalecimento de elos comunitários, os quais são constituídos pelos valores que fundam à convivialidade: a cooperação, a solidariedade e o amor. \r\n Palavras – chave: solidariedade; cooperação; pedagogia da convivialidade. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "SOLIDARIEDADE, PEDAGOGIA DA CONVIVIALIDADE, COOPERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID2161_12082016180025.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ WNILSON FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "WNILSON" "autor_email" => "wnilsonfi@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }