POR DENTRO DO ARTIGO DE OPINIÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21976 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2419 "inscrito_id" => 7693 "titulo" => "POR DENTRO DO ARTIGO DE OPINIÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO" "resumo" => "Os estudos linguísticos contemporâneos consideram o texto como a unidade basilar de ensino. Nessa conjuntura, consideram-se os diversos gêneros textuais que circulam nas práticas sócio comunicativas em que a linguagem se presta ao uso. Partindo desses pressupostos, o presente artigo busca discutir o nosso trabalho com os gêneros textuais na sala de aula, por meio do trabalho com o material didático da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2016, contemplando as práticas metodológicas com o gênero artigo de opinião. Através das atividades propostas a partir do referido gênero, numa turma de 3ª série do Ensino Médio, buscamos refletir como o artigo de opinião pode contribuir para a formação do leitor e do escritor no contexto da sala de aula. Nessa perspectiva, procuramos mostrar como as produções de textos, atendendo às especificidades do gênero em estudo, contribuem para o desenvolvimento da proficiência linguística, tornando o usuário da língua um sujeito mais crítico. Para subsidiar teoricamente nossos enfoques, recorremos aos estudos de Antunes (2003), Britto (2005), Dell’Isola, Lopes-Rossi (2006), Marcuschi (2007, 2008), Pimenta e Lima (2001), Rodrigues (2000) e Souza (2007). Dessa forma, percebemos que o trabalho com o artigo de opinião dar oportunidade de instruir o aluno a exercer seu papel de cidadania, tendo em vista a grande influência que esse gênero exerce na esfera jornalística e seu forte papel discursivo na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, ARTIGO DE OPINIÃO, PRODUÇÃO DE TEXTO, OFICINAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID7693_16082016220704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCENILTON CESÁRIO DA COSTA" "autor_nome_curto" => "JOCENILTON " "autor_email" => "newton.costa.jp@hotmail.c" "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DOS ESTADOS DO RN E DA PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21976 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2419 "inscrito_id" => 7693 "titulo" => "POR DENTRO DO ARTIGO DE OPINIÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO" "resumo" => "Os estudos linguísticos contemporâneos consideram o texto como a unidade basilar de ensino. Nessa conjuntura, consideram-se os diversos gêneros textuais que circulam nas práticas sócio comunicativas em que a linguagem se presta ao uso. Partindo desses pressupostos, o presente artigo busca discutir o nosso trabalho com os gêneros textuais na sala de aula, por meio do trabalho com o material didático da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2016, contemplando as práticas metodológicas com o gênero artigo de opinião. Através das atividades propostas a partir do referido gênero, numa turma de 3ª série do Ensino Médio, buscamos refletir como o artigo de opinião pode contribuir para a formação do leitor e do escritor no contexto da sala de aula. Nessa perspectiva, procuramos mostrar como as produções de textos, atendendo às especificidades do gênero em estudo, contribuem para o desenvolvimento da proficiência linguística, tornando o usuário da língua um sujeito mais crítico. Para subsidiar teoricamente nossos enfoques, recorremos aos estudos de Antunes (2003), Britto (2005), Dell’Isola, Lopes-Rossi (2006), Marcuschi (2007, 2008), Pimenta e Lima (2001), Rodrigues (2000) e Souza (2007). Dessa forma, percebemos que o trabalho com o artigo de opinião dar oportunidade de instruir o aluno a exercer seu papel de cidadania, tendo em vista a grande influência que esse gênero exerce na esfera jornalística e seu forte papel discursivo na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, ARTIGO DE OPINIÃO, PRODUÇÃO DE TEXTO, OFICINAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID7693_16082016220704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCENILTON CESÁRIO DA COSTA" "autor_nome_curto" => "JOCENILTON " "autor_email" => "newton.costa.jp@hotmail.c" "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DOS ESTADOS DO RN E DA PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }