Constatou-se que, nos últimos anos além das dificuldades apresentadas pelos alunos em aprender Química, os mesmos não sabem o motivo pelo qual estudam esta disciplina; provavelmente isto ocorra porque os conteúdos são ministrados, na maioria das vezes, priorizando apenas a transmissão de informações, definições e leis isoladas, memorização de fórmulas matemáticas e aplicação de regras que não estão relacionadas à vida do aluno. Neste contexto, os professores de química devem recorrer a metodologias que contribuam e colaborem para uma aprendizagem significativa. Uma das opções metodológicas que podem contribuir é a experimentação, por permite a criação de problemas reais por meio de um ensino contextualizado e investigativo. Ante o exposto, este trabalho teve como objetivo avaliar a aprendizagem dos alunos após uma aula experimental e investigar a percepção destes sobre a utilização desta aula como um método didático no ensino de química. Esta pesquisa foi desenvolvida numa escola da rede estadual de ensino situada no município de Areia – PB, no brejo paraibano, que atua com os níveis fundamental e médio; o público alvo foi composto por 23 alunos de uma turma do 3° ano do ensino médio. A princípio foi explicado como seria executada a atividade experimental; na sequência, os bolsistas auxiliados pelos alunos da turma realizaram a atividade experimental. Os dados foram coletados por meio de um questionário composto de perguntas objetivas. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram que a atividade experimental associada ao tema do nosso cotidiano, foram eficientes por despertar o interesse dos alunos e auxiliá-los na compreensão e aprendizagem do conteúdo.