O presente trabalho é uma produção resultante dos estudos e discussões realizadas a partir da uma revisão bibliográfica realizada como uma das fases do projeto de ensino intitulado O ensino-aprendizagem da Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental: Propostas metodológicas em atividades didáticas, que está sendo desenvolvido dentro do Programa de Licenciatura da UFPB – Prolicen 2016. Esse texto tem por objetivo apresentar algumas reflexões dos licenciandos, participantes do projeto, acerca da referida revisão bibliográfica. Por se tratar de uma revisão bibliográfica, parte integrante de um projeto de ensino, esse trabalho está caracterizado como uma pesquisa bibliográfica, no qual foi realizada uma leitura e discussão de textos que versam sobre o pensamento geométrico, o uso de materiais didáticos manipuláveis no ensino de Geometria, e a descrição de algumas pesquisas apresentadas no Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM, nos anos de 2007, 2013 e 2016. A revisão bibliográfica realizada nesse trabalho nos permitiu ampliar nossos conhecimentos sobre os temas estudados, e compreendermos que, para promover o desenvolvimento de capacidades e habilidades específicas do pensamento geométrico, teremos que utilizar os materiais didáticos manipuláveis adequados, bem escolhidos e elaborados de forma que venham a atender aos objetivos do Ensino de Geometria na Educação Básica.