O ensino na forma de instrução auxilia na aprendizagem, que faz manifestar as habilidades e competências do aluno e, consequentemente aperfeiçoá-las. O presente trabalho tem como fundamento a análise sistemática da inserção de novas metodologias aliadas às tecnologias da informação e comunicação para as aulas assim como abordar como os recursos tecnológicos e midiáticos têm sido utilizados em sala de aula por professores dos anos finais do ensino fundamental. Não é interesse de o presente artigo esgotar esse tema, mas tratar o que professores tem feito acerca dessa temática. Buscamos informações de como os professores estão introduzindo novos recursos para facilitar a metodologia e tornar as aulas mais atraentes para os alunos. Para isso, Como metodologia para nossa pesquisa, buscamos embasamento literário nas obras de PIRES, MARTINS e GONÇALVES acerca da temática que apesar de parecer nova, já é tema corriqueiro na vida dos professores que estão atuando nas escolas brasileiras e posteriormente entrevistamos professores de três escolas, sendo duas públicas, municipal e estadual e uma particular. Não fizemos distinção dos professores e tabulamos todas as informações sem separar por segmento. Com o resultado das pesquisas e observação de algumas aulas, tabulamos as respostas, de tal forma que fora possível identificar os recursos mais utilizados, as principais dificuldades e os sucessos dos professores para que possam servir como exemplos e inspiração. Ao final, passada a pesquisa bibliográfica e de campo foi possível chegar à conclusão da pesquisa que constatou que na maior parte dos casos os professores deixam de utilizar os recursos tecnológicos mesmo estando dispostos a fazer isso pelo fato de não terem domínio sobre esses recursos.