Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E A SALA DE AULA: BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DO SEU USO E DAS POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: TECNOLOGIA, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, DIDÁTICA Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21856
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3183
    "inscrito_id" => 2110
    "titulo" => "OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E A SALA DE AULA: BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DO SEU USO E DAS POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O ensino na forma de instrução auxilia na aprendizagem, que faz manifestar as habilidades e competências do aluno e, consequentemente aperfeiçoá-las. O presente trabalho tem como fundamento a análise sistemática da inserção de novas metodologias aliadas às tecnologias da informação e comunicação para as aulas assim como abordar como os recursos tecnológicos e midiáticos têm sido utilizados em sala de aula por professores dos anos finais do ensino fundamental. Não é interesse de o presente artigo esgotar esse tema, mas tratar o que professores tem feito acerca dessa temática. Buscamos informações de como os professores estão introduzindo novos recursos para facilitar a metodologia e tornar as aulas mais atraentes para os alunos. Para isso, Como metodologia para nossa pesquisa, buscamos embasamento literário nas obras de PIRES, MARTINS e GONÇALVES acerca da temática que apesar de parecer nova, já é tema corriqueiro na vida dos professores que estão atuando nas escolas brasileiras e posteriormente entrevistamos professores de três escolas, sendo duas públicas, municipal e estadual e uma particular. Não fizemos distinção dos professores e tabulamos todas as informações sem separar por segmento. Com o resultado das pesquisas e observação de algumas aulas, tabulamos as respostas, de tal forma que fora possível identificar os recursos mais utilizados, as principais dificuldades e os sucessos dos professores para que possam servir como exemplos e inspiração. Ao final, passada a pesquisa bibliográfica e de campo foi possível chegar à conclusão da pesquisa que constatou que na maior parte dos casos os professores deixam de utilizar os recursos tecnológicos mesmo estando dispostos a fazer isso pelo fato de não terem domínio sobre esses recursos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID2110_18082016134832.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIEDRER BARROS DEL PINO DE MORAES"
    "autor_nome_curto" => "GIEDRER "
    "autor_email" => "giedrer@gmail.com"
    "autor_ies" => "COLÉGIO OBJETIVO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21856
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3183
    "inscrito_id" => 2110
    "titulo" => "OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E A SALA DE AULA: BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DO SEU USO E DAS POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O ensino na forma de instrução auxilia na aprendizagem, que faz manifestar as habilidades e competências do aluno e, consequentemente aperfeiçoá-las. O presente trabalho tem como fundamento a análise sistemática da inserção de novas metodologias aliadas às tecnologias da informação e comunicação para as aulas assim como abordar como os recursos tecnológicos e midiáticos têm sido utilizados em sala de aula por professores dos anos finais do ensino fundamental. Não é interesse de o presente artigo esgotar esse tema, mas tratar o que professores tem feito acerca dessa temática. Buscamos informações de como os professores estão introduzindo novos recursos para facilitar a metodologia e tornar as aulas mais atraentes para os alunos. Para isso, Como metodologia para nossa pesquisa, buscamos embasamento literário nas obras de PIRES, MARTINS e GONÇALVES acerca da temática que apesar de parecer nova, já é tema corriqueiro na vida dos professores que estão atuando nas escolas brasileiras e posteriormente entrevistamos professores de três escolas, sendo duas públicas, municipal e estadual e uma particular. Não fizemos distinção dos professores e tabulamos todas as informações sem separar por segmento. Com o resultado das pesquisas e observação de algumas aulas, tabulamos as respostas, de tal forma que fora possível identificar os recursos mais utilizados, as principais dificuldades e os sucessos dos professores para que possam servir como exemplos e inspiração. Ao final, passada a pesquisa bibliográfica e de campo foi possível chegar à conclusão da pesquisa que constatou que na maior parte dos casos os professores deixam de utilizar os recursos tecnológicos mesmo estando dispostos a fazer isso pelo fato de não terem domínio sobre esses recursos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID2110_18082016134832.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIEDRER BARROS DEL PINO DE MORAES"
    "autor_nome_curto" => "GIEDRER "
    "autor_email" => "giedrer@gmail.com"
    "autor_ies" => "COLÉGIO OBJETIVO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O ensino na forma de instrução auxilia na aprendizagem, que faz manifestar as habilidades e competências do aluno e, consequentemente aperfeiçoá-las. O presente trabalho tem como fundamento a análise sistemática da inserção de novas metodologias aliadas às tecnologias da informação e comunicação para as aulas assim como abordar como os recursos tecnológicos e midiáticos têm sido utilizados em sala de aula por professores dos anos finais do ensino fundamental. Não é interesse de o presente artigo esgotar esse tema, mas tratar o que professores tem feito acerca dessa temática. Buscamos informações de como os professores estão introduzindo novos recursos para facilitar a metodologia e tornar as aulas mais atraentes para os alunos. Para isso, Como metodologia para nossa pesquisa, buscamos embasamento literário nas obras de PIRES, MARTINS e GONÇALVES acerca da temática que apesar de parecer nova, já é tema corriqueiro na vida dos professores que estão atuando nas escolas brasileiras e posteriormente entrevistamos professores de três escolas, sendo duas públicas, municipal e estadual e uma particular. Não fizemos distinção dos professores e tabulamos todas as informações sem separar por segmento. Com o resultado das pesquisas e observação de algumas aulas, tabulamos as respostas, de tal forma que fora possível identificar os recursos mais utilizados, as principais dificuldades e os sucessos dos professores para que possam servir como exemplos e inspiração. Ao final, passada a pesquisa bibliográfica e de campo foi possível chegar à conclusão da pesquisa que constatou que na maior parte dos casos os professores deixam de utilizar os recursos tecnológicos mesmo estando dispostos a fazer isso pelo fato de não terem domínio sobre esses recursos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.