Este trabalho intenciona analisar o uso dos pronomes pessoais retos (ele, ela, eles, elas) em função objetiva nas produções textuais dos alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino fundamental II sob a ótica da linguística funcional centrada no uso e dos estudos semânticos, no intuito de perceber se tais elementos variam da função subjetiva para a objetiva com que frequência isso ocorre, observando, ainda, os elementos contextuais imbricados nesse uso. Para tanto, recorremos a teoria da mudança linguística sob a perspectiva da abordagem funcionalista e teoria da semântica e pragmática. Constitui o corpus desse trabalho quatro textos coletados nas aulas de Língua Portuguesa nas turmas de 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental - EF. Nosso estudo assume uma metodologia de caráter descritivo-interpretativo, no qual os dados foram analisados quali- quantitativamente. O suporte teórico adotado para atender aos objetivos propostos na análise das amostras é a abordagem da Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU). Esperamos que as discussões realizadas possam instigar os docentes de Língua Portuguesa, bem como os discentes de Letras, futuros professores da área, a conceberem a língua em sua natureza dinâmica e maleável, de modo que a sua diversidade não seja compreendida como um desvio, mas como uma propriedade que a constitui.