A progressão parcial é uma forma de, nas escolas de ensino básico, diminuir o índice de reprovação, contribuindo para a aprendizagem dos alunos por meio de aulas de reforço. O objetivo é superar as altas taxas de reprovação e com isso evitar o desânimo, repetências e evasão escolar. Visando contribuir com a aprendizagem dos alunos em regime de progressão parcial, diferentes estratégias didáticas podem ser implementadas na sala de aula, tais como: uso de vídeo, atividades em grupo, construção de modelos, atividade experimental, entre outras. Portanto, considerando diferentes estratégias didáticas que podem ser utilizadas na sala de aula, este estudo tem como objetivo analisar um projeto de intervenção didática para identificar contribuições para aulas de progressão parcial em Química.
Este estudo faz parte das atividades desenvolvidas no Programa de Bolsas de Iniciação á Docência da UFRPE e foi desenvolvido em uma escola pública estadual da Região Metropolitana do Recife-PE. Neste contexto, elaboramos um projeto de intervenção didática para alunos da 2ª série do ensino médio que estavam no regime de progressão parcial. Portanto, os conteúdos químicos abordados no projeto de intervenção foram previamente selecionados em parceria com a professora da disciplina, os quais foram: Tabela Periódica e Distribuição Eletrônica.
AULA 1: Exibição do vídeo como recurso didático e aula expositiva/dialogada
AULA 2: Apresentação das pesquisas e montagem da tabela
AULA 03: Aula expositiva dialogada sobre distribuição eletrônica
A partir da análise das três aulas constitutivas do projeto de intervenção didática pudemos identificar algumas contribuições do mesmo para as aulas de progressão parcial de química, como por exemplo, a aprendizagem dos conteúdos Tabela Periódica e Distribuição Eletrônica pelos alunos. Evidências da aprendizagem dos alunos foram percebidas na aula 2, considerando que as duplas apresentaram de forma coerente as informações sobre as famílias dos elementos representativos sobre as quais realizaram as pesquisas e, na aula 3, considerando que, dos 8 alunos participantes deste momento, todos responderam a questão 1, apenas 25% não conseguiu resolver a questão 2, todos responderam a questão 3 com a ajuda dos pibidianos, a maioria conseguiu responder as questões 4 e 5, e 75% dos alunos conseguiram responder a questão 6. Outra contribuição refere-se à participação dos alunos ao longo das três aulas, através de interações entre eles e com os pibidianos. Essa participação foi percebida no momento 1, quando eles estavam interessados e envolvidos durante a exibição do vídeo, no momento 2 quando toda turma coletivamente montava a tabela periódica gradativamente e no momento 3 quando os alunos participaram da aula expositiva dialogada com perguntas e curiosidades e quando os mesmos mostraram interesse e um bom desempenho na resolução dos exercícios propostos.
Nessa direção, observamos, a partir das análises empreendidas, que as estratégicas didáticas trabalho em grupo, de pesquisas, de resolução de exercícios e da montagem da tabela periódicas constitutivas do projeto de intervenção didática e desenvolvidas nas aulas de progressão parcial de química, parecem ter contribuído tanto para a aprendizagem dos alunos quanto para a participação dos mesmos ao longo das aulas.