Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS ESPAÇOS DIGITAIS DE LETRAMENTO: AVENTURA E CRIATIVIDADE NO UNIVERSO FANFICTION

Palavra-chaves: FANFICTION, LETRAMENTO, CONTEXTO DIGITAL Comunicação Oral (CO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Assim, este artigo objetiva refletir sobre os espaços grafocêntricos para a prática de letramento potencializada por ambientes virtuais como recursos e ferramentas de aprendizagem da língua ressignificada num universo híbrido de possibilidades reais. Dessa forma, o intuito é compreender de que maneira o Fanfiction – ficções de fã - se constitui espaços de leitura e escrita de histórias ficcionais, e como valoriza a criatividade e a autoria num território que favorece a interação e o aprendizado conduzindo os usuários às práticas sociais diversificadas. A pesquisa é de caráter qualitativa de cunho interpretativista com base no método de observação não participante, tendo em vista que os sujeitos desenvolvem habilidades de leitura e escrita em espaços não convencionais, e estão conectados e imersos em ambientes virtuais que favorecem o letramento. As conclusões apontam que os movimentos de leitura e escrita de Fanfiction podem constituir práticas de Letramento por tornar a leitura e a produção de textos significativos e imprescindíveis para a formação do leitor/escritor, e, contudo, contribuir para uma aprendizagem significativa da Língua Portuguesa.Em tempos de cibercultura, a tecnologia digital é responsável por uma diversidade de produção de leitura e escrita desenvolvidas em comunidades virtuais, blogs " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "FANFICTION, LETRAMENTO, CONTEXTO DIGITAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID5951_14082016111831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDINEIA LEMES DA CRUZ ALVES" "autor_nome_curto" => "WALDINÉIA ALVES" "autor_email" => "waldineiaalves@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO-IFMT CAMPUS SÃO VICENTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21832 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1229 "inscrito_id" => 5951 "titulo" => "OS ESPAÇOS DIGITAIS DE LETRAMENTO: AVENTURA E CRIATIVIDADE NO UNIVERSO FANFICTION" "resumo" => "Em tempos de cibercultura, a tecnologia digital é responsável por uma diversidade de produção de leitura e escrita desenvolvidas em comunidades virtuais, blogs literários e não literários e redes sociais que conduzem a uma aprendizagem coletiva e colaborativa disposta na rede, no entanto, vale considerar as formas de como o sujeito aprende e apreende a língua e se constitui por ela. 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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Em tempos de cibercultura, a tecnologia digital é responsável por uma diversidade de produção de leitura e escrita desenvolvidas em comunidades virtuais, blogs literários e não literários e redes sociais que conduzem a uma aprendizagem coletiva e colaborativa disposta na rede, no entanto, vale considerar as formas de como o sujeito aprende e apreende a língua e se constitui por ela. Assim, este artigo objetiva refletir sobre os espaços grafocêntricos para a prática de letramento potencializada por ambientes virtuais como recursos e ferramentas de aprendizagem da língua ressignificada num universo híbrido de possibilidades reais. Dessa forma, o intuito é compreender de que maneira o Fanfiction – ficções de fã - se constitui espaços de leitura e escrita de histórias ficcionais, e como valoriza a criatividade e a autoria num território que favorece a interação e o aprendizado conduzindo os usuários às práticas sociais diversificadas. A pesquisa é de caráter qualitativa de cunho interpretativista com base no método de observação não participante, tendo em vista que os sujeitos desenvolvem habilidades de leitura e escrita em espaços não convencionais, e estão conectados e imersos em ambientes virtuais que favorecem o letramento. As conclusões apontam que os movimentos de leitura e escrita de Fanfiction podem constituir práticas de Letramento por tornar a leitura e a produção de textos significativos e imprescindíveis para a formação do leitor/escritor, e, contudo, contribuir para uma aprendizagem significativa da Língua Portuguesa.

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