Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NOS CONTEÚDOS DE CITOLOGIA, OS ALUNOS QUE TÊM AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS OBTÊM NOTAS MAIORES QUE OS ALUNOS QUE SÓ TÊM AULAS TEÓRICAS.

Palavra-chaves: CONTEÚDOS DE CITOLOGIA, ENSINO MÉDIO, AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21458
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2485
    "inscrito_id" => 12371
    "titulo" => "NOS CONTEÚDOS DE CITOLOGIA, OS ALUNOS QUE TÊM AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS OBTÊM NOTAS MAIORES QUE OS ALUNOS QUE SÓ TÊM AULAS TEÓRICAS."
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      O presente trabalho teve como objetivo propiciar aos alunos do ensino médio da rede pública, um momento de reflexão e investigação que os possibilitassem, por meio de aulas práticas de biologia celular, estabelecer relação com a teoria, focando no conhecimento da estrutura e funcionamento da célula. Foram ministradas 4 aulas de citologia em turmas de 1º ano, a escola dispõe de 4 turmas de 1º anos cada turma possuem 45 alunos num total de 180 alunos. Essas turmas foram divididas em dois blocos de 90 alunos, onde o 1º bloco, tiveram aulas teórico-práticas, com utilização de um jogo sobre a célula e aula prática em laboratório com preparação de lâminas frescas feitas pelos alunos com auxílio dos professores (alunos da UFPE), o outro bloco, tiveram apenas aula expositiva dialogada ou seja sem aulas práticas mas os assuntos também foram abordados com riquezas de detalhes por meio de aula com slides. No decorrer das aulas foi observado que os alunos começaram a desenvolver uma relação melhor entre teoria e prática, mostrando maior conhecimento em muitas estruturas celulares. As aulas teórico-práticos mostraram que quando se experimenta, ou seja, quando levamos algum tipo de experimentação ou aulas práticas os alunos tem um aproveitamento maior em seus resultados escolares, ou seja, apresentam notas maiores do que os alunos que tem apenas aulas teóricas.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONTEÚDOS DE CITOLOGIA, ENSINO MÉDIO, AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID12371_17082016005859.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA PRISCILA ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA ALVES"
    "autor_email" => "renatapriscilla91@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21458
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2485
    "inscrito_id" => 12371
    "titulo" => "NOS CONTEÚDOS DE CITOLOGIA, OS ALUNOS QUE TÊM AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS OBTÊM NOTAS MAIORES QUE OS ALUNOS QUE SÓ TÊM AULAS TEÓRICAS."
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      O presente trabalho teve como objetivo propiciar aos alunos do ensino médio da rede pública, um momento de reflexão e investigação que os possibilitassem, por meio de aulas práticas de biologia celular, estabelecer relação com a teoria, focando no conhecimento da estrutura e funcionamento da célula. Foram ministradas 4 aulas de citologia em turmas de 1º ano, a escola dispõe de 4 turmas de 1º anos cada turma possuem 45 alunos num total de 180 alunos. Essas turmas foram divididas em dois blocos de 90 alunos, onde o 1º bloco, tiveram aulas teórico-práticas, com utilização de um jogo sobre a célula e aula prática em laboratório com preparação de lâminas frescas feitas pelos alunos com auxílio dos professores (alunos da UFPE), o outro bloco, tiveram apenas aula expositiva dialogada ou seja sem aulas práticas mas os assuntos também foram abordados com riquezas de detalhes por meio de aula com slides. No decorrer das aulas foi observado que os alunos começaram a desenvolver uma relação melhor entre teoria e prática, mostrando maior conhecimento em muitas estruturas celulares. As aulas teórico-práticos mostraram que quando se experimenta, ou seja, quando levamos algum tipo de experimentação ou aulas práticas os alunos tem um aproveitamento maior em seus resultados escolares, ou seja, apresentam notas maiores do que os alunos que tem apenas aulas teóricas.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONTEÚDOS DE CITOLOGIA, ENSINO MÉDIO, AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID12371_17082016005859.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA PRISCILA ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA ALVES"
    "autor_email" => "renatapriscilla91@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Resumo O presente trabalho teve como objetivo propiciar aos alunos do ensino médio da rede pública, um momento de reflexão e investigação que os possibilitassem, por meio de aulas práticas de biologia celular, estabelecer relação com a teoria, focando no conhecimento da estrutura e funcionamento da célula. Foram ministradas 4 aulas de citologia em turmas de 1º ano, a escola dispõe de 4 turmas de 1º anos cada turma possuem 45 alunos num total de 180 alunos. Essas turmas foram divididas em dois blocos de 90 alunos, onde o 1º bloco, tiveram aulas teórico-práticas, com utilização de um jogo sobre a célula e aula prática em laboratório com preparação de lâminas frescas feitas pelos alunos com auxílio dos professores (alunos da UFPE), o outro bloco, tiveram apenas aula expositiva dialogada ou seja sem aulas práticas mas os assuntos também foram abordados com riquezas de detalhes por meio de aula com slides. No decorrer das aulas foi observado que os alunos começaram a desenvolver uma relação melhor entre teoria e prática, mostrando maior conhecimento em muitas estruturas celulares. As aulas teórico-práticos mostraram que quando se experimenta, ou seja, quando levamos algum tipo de experimentação ou aulas práticas os alunos tem um aproveitamento maior em seus resultados escolares, ou seja, apresentam notas maiores do que os alunos que tem apenas aulas teóricas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.