TRILHA PEDAGÓGICA COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22329 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1147 "inscrito_id" => 5932 "titulo" => "TRILHA PEDAGÓGICA COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho aborda a experiência vivenciada na Semana do Meio Ambiente em junho de 2016, realizada na Associação Ecológica Meio Ambientalista (AEMA) no município de Jaciara-MT por meio de uma intervenção pedagógica. O objetivo principal do trabalho é o de sensibilizar os alunos sobre os tipos de poluições através de uma Trilha Pedagógica na própria AEMA. A metodologia abordada foi a da intervenção por meio da Trilha Pedagógica como elemento mediador do ambiente escolar, da ONG e o trabalho com os discentes do PIBID. Como resultado pode-se destacar a participação das turmas do 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil Professora Maria Villany Delmondes, totalizando 45 alunos que realizaram a trilha. Outro fator de destaque é que esta experiência demonstra uma atuação ampla entre a escola, havendo troca de experiências para ambos (escola e ONG), propiciando uma bagagem mais sólida em termos de saberes, elevando a importância da Educação Ambiental como processo de transformação e sensibilização dos alunos do Ensino Fundamental. Além de demonstrar na prática a importância do meio ambiente em suas vidas e, demonstrar que assim como qualquer outro ser vivo, o ser humano é parte integrante do mundo. Por fim, este trabalho conclui que é possível abordar o Ensino de Ciências com crianças do Ensino Fundamental de maneira prática e divertida, já que princípios ecológicos faz parte do aprendizado desta etapa e a trilha pedagógica potencializa este ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TRILHA EDUCATIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS, PIBID, AEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID5932_13082016183634.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMILA GALDINO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "KAMILA IFMT" "autor_email" => "kamilagaldinofernandes@gm" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO - IFMT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22329 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1147 "inscrito_id" => 5932 "titulo" => "TRILHA PEDAGÓGICA COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho aborda a experiência vivenciada na Semana do Meio Ambiente em junho de 2016, realizada na Associação Ecológica Meio Ambientalista (AEMA) no município de Jaciara-MT por meio de uma intervenção pedagógica. O objetivo principal do trabalho é o de sensibilizar os alunos sobre os tipos de poluições através de uma Trilha Pedagógica na própria AEMA. A metodologia abordada foi a da intervenção por meio da Trilha Pedagógica como elemento mediador do ambiente escolar, da ONG e o trabalho com os discentes do PIBID. Como resultado pode-se destacar a participação das turmas do 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil Professora Maria Villany Delmondes, totalizando 45 alunos que realizaram a trilha. Outro fator de destaque é que esta experiência demonstra uma atuação ampla entre a escola, havendo troca de experiências para ambos (escola e ONG), propiciando uma bagagem mais sólida em termos de saberes, elevando a importância da Educação Ambiental como processo de transformação e sensibilização dos alunos do Ensino Fundamental. Além de demonstrar na prática a importância do meio ambiente em suas vidas e, demonstrar que assim como qualquer outro ser vivo, o ser humano é parte integrante do mundo. Por fim, este trabalho conclui que é possível abordar o Ensino de Ciências com crianças do Ensino Fundamental de maneira prática e divertida, já que princípios ecológicos faz parte do aprendizado desta etapa e a trilha pedagógica potencializa este ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TRILHA EDUCATIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS, PIBID, AEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID5932_13082016183634.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMILA GALDINO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "KAMILA IFMT" "autor_email" => "kamilagaldinofernandes@gm" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO - IFMT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }