Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNEROS TEXTUAIS E LETRAMENTOS: PERSPECTIVAS DO SUJEITO SURDO

Palavra-chaves: GÊNEROS TEXTUAIS, LETRAMENTOS, SURDOS Comunicação Oral (CO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21140
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 277
    "inscrito_id" => 4158
    "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS E LETRAMENTOS: PERSPECTIVAS DO SUJEITO SURDO"
    "resumo" => "Pautados nas perspectivas de Bakhtin, no sentido de que não há comunicação que não seja por meio de gêneros discursivos e, portanto não sendo arregrado a uma língua em específico. E no caso da pessoa surda, as línguas – de sinais e portuguesa – compartilham o mesmo espaço e tempo nas diferentes esferas de atividade e que possuem forças socioculturais e ideológicas assimétricas. Dessa forma, este artigo tem como objetivo investigar como se dá o uso e o reconhecimento dos gêneros textuais a partir de práticas de (multi)letramentos por parte dos sujeitos surdos da cidade de Caraúbas - RN. Nossa base teórica utilizada é de Bakhtin (2011), para a compreensão a cerca de gêneros discursivos, Rojo (2001) sobre práticas, pedagogias, multiletramentos e letramentos, e no sentido específico para a comunidade surda nos pautamos em Quadros (2004) sobre a língua de sinais e sua estrutura. Para atingirmos os nossos objetivos, fizemos uso da metodologia de pesquisa-ação na investigação sobre os gêneros discursivos, que podem ser identificados em três momentos o primeiro sendo como a comunidade reconhece e usa estes, assim como posteriormente a explicação sobre o tema e por último, novamente uma verificação a cerca dos gêneros, no seu reconhecimento e emprego nos diferentes contextos sociais. Os resultados, ainda incipientes, apontam para um leque de gêneros reconhecidos e usados pela comunidade surda estudada, em que nos mostram processos de letramentos no decorrer de toda a sua trajetória de vida nessa muitas vezes forçada prática bilíngue. Dessa forma percebemos que nesse processo gradativo de constantes letramentos, podemos observar a recorrência de gêneros, que são associados aos aspectos sociais e culturais, em que neste trabalho, tentamos fazer um parecer sobre como estes refletem os aspectos sociais e linguísticos desse povo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, LETRAMENTOS, SURDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID4158_08072016181942.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO EBSON GOMES SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "EBSON GOMES"
    "autor_email" => "ebsongomess@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21140
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 277
    "inscrito_id" => 4158
    "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS E LETRAMENTOS: PERSPECTIVAS DO SUJEITO SURDO"
    "resumo" => "Pautados nas perspectivas de Bakhtin, no sentido de que não há comunicação que não seja por meio de gêneros discursivos e, portanto não sendo arregrado a uma língua em específico. E no caso da pessoa surda, as línguas – de sinais e portuguesa – compartilham o mesmo espaço e tempo nas diferentes esferas de atividade e que possuem forças socioculturais e ideológicas assimétricas. Dessa forma, este artigo tem como objetivo investigar como se dá o uso e o reconhecimento dos gêneros textuais a partir de práticas de (multi)letramentos por parte dos sujeitos surdos da cidade de Caraúbas - RN. Nossa base teórica utilizada é de Bakhtin (2011), para a compreensão a cerca de gêneros discursivos, Rojo (2001) sobre práticas, pedagogias, multiletramentos e letramentos, e no sentido específico para a comunidade surda nos pautamos em Quadros (2004) sobre a língua de sinais e sua estrutura. Para atingirmos os nossos objetivos, fizemos uso da metodologia de pesquisa-ação na investigação sobre os gêneros discursivos, que podem ser identificados em três momentos o primeiro sendo como a comunidade reconhece e usa estes, assim como posteriormente a explicação sobre o tema e por último, novamente uma verificação a cerca dos gêneros, no seu reconhecimento e emprego nos diferentes contextos sociais. Os resultados, ainda incipientes, apontam para um leque de gêneros reconhecidos e usados pela comunidade surda estudada, em que nos mostram processos de letramentos no decorrer de toda a sua trajetória de vida nessa muitas vezes forçada prática bilíngue. Dessa forma percebemos que nesse processo gradativo de constantes letramentos, podemos observar a recorrência de gêneros, que são associados aos aspectos sociais e culturais, em que neste trabalho, tentamos fazer um parecer sobre como estes refletem os aspectos sociais e linguísticos desse povo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, LETRAMENTOS, SURDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID4158_08072016181942.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO EBSON GOMES SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "EBSON GOMES"
    "autor_email" => "ebsongomess@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Pautados nas perspectivas de Bakhtin, no sentido de que não há comunicação que não seja por meio de gêneros discursivos e, portanto não sendo arregrado a uma língua em específico. E no caso da pessoa surda, as línguas – de sinais e portuguesa – compartilham o mesmo espaço e tempo nas diferentes esferas de atividade e que possuem forças socioculturais e ideológicas assimétricas. Dessa forma, este artigo tem como objetivo investigar como se dá o uso e o reconhecimento dos gêneros textuais a partir de práticas de (multi)letramentos por parte dos sujeitos surdos da cidade de Caraúbas - RN. Nossa base teórica utilizada é de Bakhtin (2011), para a compreensão a cerca de gêneros discursivos, Rojo (2001) sobre práticas, pedagogias, multiletramentos e letramentos, e no sentido específico para a comunidade surda nos pautamos em Quadros (2004) sobre a língua de sinais e sua estrutura. Para atingirmos os nossos objetivos, fizemos uso da metodologia de pesquisa-ação na investigação sobre os gêneros discursivos, que podem ser identificados em três momentos o primeiro sendo como a comunidade reconhece e usa estes, assim como posteriormente a explicação sobre o tema e por último, novamente uma verificação a cerca dos gêneros, no seu reconhecimento e emprego nos diferentes contextos sociais. Os resultados, ainda incipientes, apontam para um leque de gêneros reconhecidos e usados pela comunidade surda estudada, em que nos mostram processos de letramentos no decorrer de toda a sua trajetória de vida nessa muitas vezes forçada prática bilíngue. Dessa forma percebemos que nesse processo gradativo de constantes letramentos, podemos observar a recorrência de gêneros, que são associados aos aspectos sociais e culturais, em que neste trabalho, tentamos fazer um parecer sobre como estes refletem os aspectos sociais e linguísticos desse povo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.