O USO DO JORNAL EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DA LEITURA À PRODUÇÃO ESCRITA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21785 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 415 "inscrito_id" => 822 "titulo" => "O USO DO JORNAL EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DA LEITURA À PRODUÇÃO ESCRITA" "resumo" => "O uso do jornal em práticas educacionais incentiva a leitura através do olhar crítico sobre a realidade social da própria comunidade. Por outro lado ainda existem muitas escolas que têm dificuldade em fazer da leitura uma ação significativa e prazerosa, em que os textos estejam condizentes com a realidade social dos alunos. Sendo assim, este estudo tem como objetivo trabalhar a leitura e a escrita de forma crítica, destacando a importância do jornal como recurso pedagógico inserido na realidade do aluno. Nessa perspectiva, buscou-se embasamento teórico nos seguintes estudiosos: Martins (2004), Pavani (2002), e Freire (1989), visto que eles abordam desde a concepção de leitura até o trabalho com jornal no ambiente escolar. Utilizamos o método qualitativo no desenvolvimento deste artigo, com revisão bibliográfica sobre o tema e uma pesquisa-ação na Escola Estadual Celso Mariz na cidade de Sousa-PB, onde foi construído um jornal: “O Jornaleco” com 25 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como principal objetivo utilizar o jornal como propiciador da leitura, da escrita e da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa. Foi possível verificar que a utilização do jornal como ferramenta pedagógica propicia aos educandos um leque de contribuições, que vai da leitura, produção escrita e desenvolvimento da oralidade até ao um rico conhecimento cultural e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "JORNAL, LEITURA, ESCRITA, LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID822_24072016131705.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILSON DE SOUSA RUTIZAT" "autor_nome_curto" => "NILSON RUTIZAT" "autor_email" => "brasilalemo@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21785 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 415 "inscrito_id" => 822 "titulo" => "O USO DO JORNAL EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DA LEITURA À PRODUÇÃO ESCRITA" "resumo" => "O uso do jornal em práticas educacionais incentiva a leitura através do olhar crítico sobre a realidade social da própria comunidade. Por outro lado ainda existem muitas escolas que têm dificuldade em fazer da leitura uma ação significativa e prazerosa, em que os textos estejam condizentes com a realidade social dos alunos. Sendo assim, este estudo tem como objetivo trabalhar a leitura e a escrita de forma crítica, destacando a importância do jornal como recurso pedagógico inserido na realidade do aluno. Nessa perspectiva, buscou-se embasamento teórico nos seguintes estudiosos: Martins (2004), Pavani (2002), e Freire (1989), visto que eles abordam desde a concepção de leitura até o trabalho com jornal no ambiente escolar. Utilizamos o método qualitativo no desenvolvimento deste artigo, com revisão bibliográfica sobre o tema e uma pesquisa-ação na Escola Estadual Celso Mariz na cidade de Sousa-PB, onde foi construído um jornal: “O Jornaleco” com 25 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como principal objetivo utilizar o jornal como propiciador da leitura, da escrita e da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa. Foi possível verificar que a utilização do jornal como ferramenta pedagógica propicia aos educandos um leque de contribuições, que vai da leitura, produção escrita e desenvolvimento da oralidade até ao um rico conhecimento cultural e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "JORNAL, LEITURA, ESCRITA, LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID822_24072016131705.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILSON DE SOUSA RUTIZAT" "autor_nome_curto" => "NILSON RUTIZAT" "autor_email" => "brasilalemo@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }