Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO ÀS AULAS DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE ITATUBA-PB

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

São recorrentes na literatura discussões acerca das dificuldades que os alunos do Ensino Médio apresentam em relação à disciplina de Química, pois observa-se que a metodologia empregada nas aulas tem sido baseada no modelo transmissão-recepção. Tal abordagem de ensino não privilegia a necessidade de trabalhar os conteúdos numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar, para proporcionar uma formação crítica para o exercício consciente da cidadania, conforme tem sido uma exigência apontada pelos documentos referenciais curriculares e as pesquisas em Ensino de Química no Brasil. Desse modo, percebe-se a necessidade em se discutir a incorporação de novas metodologias de ensino que proporcione um ensino de Química crítico, participativo, reflexivo e humano no contexto Educação Básica, com o intuito de promover a alfabetização científica e superar as barreiras existentes na compreensão desta disciplina por parte dos alunos. Nesse sentido, entende-se que a Química necessita ser apresentada aos estudantes como uma ciência de grande importância para o progresso da sociedade contemporânea. Diante destas questões, o objetivo deste trabalho é analisar as concepções que um grupo de estudantes do 3º ano do Ensino Médio apresentam em relação às aulas de Química ministradas em uma escola pública da cidade de Itatuba-PB. Trata-se de um estudo de caso, de natureza quali-quantitativa. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário, contendo cinco questões objetivas e subjetivas. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelam que as aulas têm sido abordadas buscando manter uma relação dos conceitos com o contexto sociocultural dos estudantes, o que tem provocado motivação e interesse pela disciplina. No entanto, muitos estudantes revelam que apresentam algumas dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de Química, o que necessita que os professores possam utilizar de novas estratégias metodológicas na tentativa de superar tais dificuldades de aprendizagem.

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