A Educação Profissional Brasileira, observada enquanto ação governamental e institucionalizada, remonta a primeira década do século XX, com a criação de dezenove escolas em 23 de setembro de 1909, por meio do Decreto nº 7.566, do então Presidente da República Nilo Peçanha, denominadas Escolas de Aprendizes e Artífices. A criação de tais escolas dava-se em um contexto histórico de intensificação de um processo de industrialização, ainda insipiente, que visava alcançar do desenvolvimento do país. Essa aproximação da Educação Profissional com os interesses e necessidade do mercado é uma marca que irá permear toda a história desse ensino no Brasil e discutido aqui de modo especial no limiar do processo de redemocratização brasileira. Dessa forma, o objetivo deste artigo é discutir a implantação da Unidade de Ensino Descentralizada (UNED) da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) em Mossoró como uma consequência do PROTEC, considerando os contextos históricos nacional e local, atentando para as razões de sua criação, mas também para as funções que esta teria dentro das políticas de desenvolvimento em vigor na época. Um fato que justifica essa discussão é a carência de pesquisas no âmbito da história da educação profissional no Brasil, mesmo que o ensino de profissões (ou de artes e ofícios, como eram denominadas) esteja presente há séculos nas práticas sociais e em algumas instituições voltadas para esse fim. O estudo configura-se como uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, em que lançamos mão de uma variedade de fontes de pesquisa, a saber: revisão de literatura, documentos, e realização de entrevistas. Como resultados preliminares, destacamos que a criação dessa instituição de Educação Profissional é resultado de uma política nacional de crescimento econômico baseado no processo de industrialização, e que exigia a necessidade de qualificação de mão-de-obra especializada para atender o mercado de trabalho. Nesse contexto, a cidade de Mossoró apresentou-se como terreno fértil para a implantação da UNED / ETFRN em função das favoráveis condições de desenvolvimento econômico que se processaram no campo e na cidade. A instituição passou a ser entendida assim como fator preponderante para a economia do interior do estado, bem como foi também reconhecida como uma escola para o progresso.