Os estágios possuem relevância incontestável nos cursos de licenciatura, pois permitem que os licenciandos entrem em contato com a realidade escolar e comecem os caminhos da docência. Perante este cenário, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado em 2007. O objetivo do presente trabalho foi relatar as observações feitas por licenciandos sobre quatro escolas. Os resultados foram coletados por meio de observações diretas nas escolas e agrupados em três categorias: infraestrutura escolar, interações licenciandos-alunos e disponibilidade de recursos. As escolas observadas são participantes do PIBID e ficam localizadas no centro da cidade do Recife-PE, próximas ao campus da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP e todas apresentaram problemas de ventilação nas salas de aula, duas escolas não utilizam o laboratório e duas utilizam pouco. A relação com os alunos na maior parte é positiva em todas as escolas. Três escolas possuem livros insuficientes para os alunos e as quatro escolas também possuem vidrarias, porém em todas os reagentes estão vencidos e existe a falta de projetores multimídias. Ao participar do PIBID foi possível observar impactos positivos e negativos. Os principais impactos positivos são em relação as interações licenciando-alunos. Os principais impactos negativos se referem a infraestrutura escolar e a disponibilidade de recursos. Assim, programas como o PIBID são importantes para promover uma valorização do professor e fazer com que o mesmo ao iniciar a profissão perceba a realidade escolar e as formas de superar as dificuldades.