Os temas transversais são descritos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como um conjunto de conteúdos que devem ser incluídos no currículo e tratados através de uma proposta metodológica transversal. Os temas surgiram pela necessidade de se discutir algumas questões sociais e a estas, deve ser dada a mesma importância das matérias convencionais, tratando-as de forma a contemplar sua complexidade e dinâmica. Ao se pensar em desenvolver questões sociais na escola, o PCN coloca em questão a formação dos professores assim como as dificuldades encontradas pelos professores para trabalhar os temas transversais uma vez que sua formação tradicionalmente, não contempla a visão política ou das questões sociais. O objetivo dessa pesquisa foi de verificar como os professores de duas escolas abordam os temas transversais em suas práticas pedagógicas, como também identificar as principais dificuldades dos docentes na abordagem dos temas transversais. A pesquisa ocorreu com professores das diversas áreas de ensino de duas escolas públicas da rede estadual do município de João Pessoa-PB. Foram entregues 20 questionários estruturados em três partes, seguindo as temáticas de formação profissional, questões relacionadas aos PCN e a última parte sobre temas transversais. Dos cincos questionários obtidos nessa pesquisa, todos atuam em suas áreas de formação e três participam de programas de formação continuada. Dentre esses 80% leram os PCN de sua área de atuação, e colocam em seus planos de ensino. Todos afirmam que abordam apenas de forma discursiva os temas, deixando evidente que possuem poucas estratégias metodológicas para abordar os temas, não exercitando sua criatividade para criar projetos e oficinas. O tema transversal com maior dificuldade de trabalhar se destaca a educação sexual. Subentende-se que os professores possuem conhecimento sobre a importância e a finalidade dos Temas Transversais, porém com base nos dados analisados conclui-se que os problemas encontrados no trabalho dos professores com os PCN estão relacionados com as deficiências na sua formação inicial, à falta de tempo para se envolver essa nova proposta e sua própria falta de interesse de aplicá-los.