Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERCEPÇÃO DO LUGAR DE VIVÊNCIA POR MEIO DO USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: TECNOLOGIA DIGITAL, LUGAR, APLICATIVO GOOGLE EARTH Comunicação Oral (CO) Educação, Mídia e Comunicação
0 of 0
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20002 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 527 "inscrito_id" => 6344 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DO LUGAR DE VIVÊNCIA POR MEIO DO USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NA SALA DE AULA" "resumo" => """ Resumo \r\n O presente estudo relata uma experiência com uso da tecnologia digital em sala de aula por meio da oficina intitulada uso do aplicativo Google Earth e a percepção do lugar de vivência, realizada em 2015 em uma escola pública na cidade de Salvador- BA, com alunos do 4º ano do ensino fundamental I. A oficina foi uma das atividades que fez parte da pesquisa de mestrado vinculada ao Grupo de Pesquisa Geotecnologia Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) e ao projeto guarda- chuva A rádio na escola na escola da rádio da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus I, Salvador - BA. O objetivo é refletir sobre a percepção do lugar de vivência por meio do uso do aplicativo Google Earth. Neste artigo, faz-se uma análise reflexiva sobre o uso da tecnologia digital no contexto escolar para a compreensão do lugar de vivência dos alunos. Assim, foi utilizado de forma didática pedagógica o aplicativo Google Earth como um artefato tecnológico que pode proporcionar aos estudantes uma visualização das localidades próximas ao entorno da escola e do bairro que reside. Nesta perspectiva a metodologia utilizada foi a Pesquisa Aplicada Colaborativa de engajamento. Então, para a fundamentação teórica da categoria lugar apoiou-se teoricamente em: Tuan (1980), Santos (1994) e Carlos (2007) do campo da geografia; na discussão sobre tecnologia foram diálogos estabelecidos com Lima Junior (2005). Conclui-se que, os recursos tecnológicos em sala de aula podem contribuir de forma consubstancial para o aprendizado, tanto das questões científicas, quantos das questões cotidianas.O presente estudo relata uma experiência com uso da tecnologia digital em sala de aula por meio da oficina intitulada uso do aplicativo Google Earth e a percepç """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DIGITAL, LUGAR, APLICATIVO GOOGLE EARTH" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID6344_01082016143425.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IMAIRA SANTA RITA REGIS" "autor_nome_curto" => "IMAIRA REGIS" "autor_email" => "imairaregisrgs@gmail.com" "autor_ies" => "COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR - UNIDADE LOBATO - SALVADOR BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20002 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 527 "inscrito_id" => 6344 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DO LUGAR DE VIVÊNCIA POR MEIO DO USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NA SALA DE AULA" "resumo" => """ Resumo \r\n O presente estudo relata uma experiência com uso da tecnologia digital em sala de aula por meio da oficina intitulada uso do aplicativo Google Earth e a percepção do lugar de vivência, realizada em 2015 em uma escola pública na cidade de Salvador- BA, com alunos do 4º ano do ensino fundamental I. A oficina foi uma das atividades que fez parte da pesquisa de mestrado vinculada ao Grupo de Pesquisa Geotecnologia Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) e ao projeto guarda- chuva A rádio na escola na escola da rádio da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus I, Salvador - BA. O objetivo é refletir sobre a percepção do lugar de vivência por meio do uso do aplicativo Google Earth. Neste artigo, faz-se uma análise reflexiva sobre o uso da tecnologia digital no contexto escolar para a compreensão do lugar de vivência dos alunos. Assim, foi utilizado de forma didática pedagógica o aplicativo Google Earth como um artefato tecnológico que pode proporcionar aos estudantes uma visualização das localidades próximas ao entorno da escola e do bairro que reside. Nesta perspectiva a metodologia utilizada foi a Pesquisa Aplicada Colaborativa de engajamento. Então, para a fundamentação teórica da categoria lugar apoiou-se teoricamente em: Tuan (1980), Santos (1994) e Carlos (2007) do campo da geografia; na discussão sobre tecnologia foram diálogos estabelecidos com Lima Junior (2005). Conclui-se que, os recursos tecnológicos em sala de aula podem contribuir de forma consubstancial para o aprendizado, tanto das questões científicas, quantos das questões cotidianas.O presente estudo relata uma experiência com uso da tecnologia digital em sala de aula por meio da oficina intitulada uso do aplicativo Google Earth e a percepç """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DIGITAL, LUGAR, APLICATIVO GOOGLE EARTH" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID6344_01082016143425.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IMAIRA SANTA RITA REGIS" "autor_nome_curto" => "IMAIRA REGIS" "autor_email" => "imairaregisrgs@gmail.com" "autor_ies" => "COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR - UNIDADE LOBATO - SALVADOR BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Resumo O presente estudo relata uma experiência com uso da tecnologia digital em sala de aula por meio da oficina intitulada uso do aplicativo Google Earth e a percepção do lugar de vivência, realizada em 2015 em uma escola pública na cidade de Salvador- BA, com alunos do 4º ano do ensino fundamental I. A oficina foi uma das atividades que fez parte da pesquisa de mestrado vinculada ao Grupo de Pesquisa Geotecnologia Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) e ao projeto guarda- chuva A rádio na escola na escola da rádio da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus I, Salvador - BA. O objetivo é refletir sobre a percepção do lugar de vivência por meio do uso do aplicativo Google Earth. Neste artigo, faz-se uma análise reflexiva sobre o uso da tecnologia digital no contexto escolar para a compreensão do lugar de vivência dos alunos. Assim, foi utilizado de forma didática pedagógica o aplicativo Google Earth como um artefato tecnológico que pode proporcionar aos estudantes uma visualização das localidades próximas ao entorno da escola e do bairro que reside. Nesta perspectiva a metodologia utilizada foi a Pesquisa Aplicada Colaborativa de engajamento. Então, para a fundamentação teórica da categoria lugar apoiou-se teoricamente em: Tuan (1980), Santos (1994) e Carlos (2007) do campo da geografia; na discussão sobre tecnologia foram diálogos estabelecidos com Lima Junior (2005). Conclui-se que, os recursos tecnológicos em sala de aula podem contribuir de forma consubstancial para o aprendizado, tanto das questões científicas, quantos das questões cotidianas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.