O LÚDICO COMO FERRAMENTA PSICOPEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO COTIDIANO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE ASPERGER EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE PARINTINS-AM
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21632 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2044 "inscrito_id" => 7946 "titulo" => "O LÚDICO COMO FERRAMENTA PSICOPEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO COTIDIANO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE ASPERGER EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE PARINTINS-AM" "resumo" => "Este artigo é o resultado final de um projeto de pesquisa, tendo como finalidade compreender o lúdico como ferramenta psicopedagógica no processo de ensino e aprendizagem no cotidiano escolar de uma criança com Síndrome de Asperger em uma escola estadual de Parintins-Am. Tendo por objetivos específicos: identificar como a escola trabalha com o aluno com Síndrome de Asperger, descrever a importância da utilização do lúdico nos conteúdos escolares, desenvolver atividades lúdicas que auxiliam na interação social, comunicação e comportamento do aluno com a Síndrome de Asperger. Durante doze meses observou-se o cotidiano do aluno e seus professores de classe comum do ensino regular e multifuncional, o qual dialoga os possíveis conteúdos escolares por meio do lúdico com esse aluno, pois a utilização do lúdico pode apresentar uma perspectiva essencial para se trabalhar com o nosso objeto de pesquisa, visto que, as atividades lúdicas ajudam na construção de novos conhecimentos, contribuindo para um melhor amadurecimento cognitivo, afetivo, psicomotor e linguístico, estimulando o seu desenvolvimento de novas habilidades, assim, promovendo sua interação social. Neste pensar é de fundamental importância criar um ambiente acessível para que este processo ocorra, estimulando o ensino e respeitando o tempo da criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "LÚDICO, SÍNDROME DE ASPERGER, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID7946_15082016192506.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA DE MELO COELHO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA MELO" "autor_email" => "nanda_rizzat@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21632 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2044 "inscrito_id" => 7946 "titulo" => "O LÚDICO COMO FERRAMENTA PSICOPEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO COTIDIANO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE ASPERGER EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE PARINTINS-AM" "resumo" => "Este artigo é o resultado final de um projeto de pesquisa, tendo como finalidade compreender o lúdico como ferramenta psicopedagógica no processo de ensino e aprendizagem no cotidiano escolar de uma criança com Síndrome de Asperger em uma escola estadual de Parintins-Am. Tendo por objetivos específicos: identificar como a escola trabalha com o aluno com Síndrome de Asperger, descrever a importância da utilização do lúdico nos conteúdos escolares, desenvolver atividades lúdicas que auxiliam na interação social, comunicação e comportamento do aluno com a Síndrome de Asperger. Durante doze meses observou-se o cotidiano do aluno e seus professores de classe comum do ensino regular e multifuncional, o qual dialoga os possíveis conteúdos escolares por meio do lúdico com esse aluno, pois a utilização do lúdico pode apresentar uma perspectiva essencial para se trabalhar com o nosso objeto de pesquisa, visto que, as atividades lúdicas ajudam na construção de novos conhecimentos, contribuindo para um melhor amadurecimento cognitivo, afetivo, psicomotor e linguístico, estimulando o seu desenvolvimento de novas habilidades, assim, promovendo sua interação social. Neste pensar é de fundamental importância criar um ambiente acessível para que este processo ocorra, estimulando o ensino e respeitando o tempo da criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "LÚDICO, SÍNDROME DE ASPERGER, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID7946_15082016192506.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA DE MELO COELHO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA MELO" "autor_email" => "nanda_rizzat@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }