Nos últimos tempos, uma nova forma de violência escolar vem ganhando espaço nos noticiários de jornais e revistas e causando preocupações aos pais, educadores e a sociedade em geral. Esse tipo de violência conhecida como o fenômeno bullying, não é um acontecimento novo dentro das escolas, ele apenas tomou forma e ganhou nome específico a partir dos anos 80. Entre crianças e adolescentes, levando em conta a faixa etária em que se encontram, a prática do bullying é causada pela necessidade que o sujeito tem de se impor sobre o outro, tanto para demonstração de poder, quanto para satisfação pessoal. Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar o conhecimento e as ideias prévias que os alunos da rede pública têm a respeito do bullying no ambiente escolar, e foi desenvolvida por três bolsistas do PIBID, entre os meses de junho à setembro do ano letivo de 2015, na Escola Estadual Padre Hildon Bandeira, localizada no bairro da Torre, João Pessoa – PB, com as três séries do ensino médio dos turnos manhã e tarde, nas quais foram aplicados questionários, que posteriormente foram analisados. Sendo avaliadas as respostas obtidas, conclui-se que, uma boa parte dos envolvidos não possui ou tem conhecimento distorcido sobre as práticas de bullying escolar, o que mostra a real necessidade de práticas de intervenções pedagógicas na escola, cuja finalidade é promover uma verdadeira sensibilização dos envolvidos.