A gramática tradicional nos últimos anos tem sido questão de debate entre alguns pesquisadores da linguagem, tendo em vista que é dos componentes da língua é de suma importância o seu ensino, porém sua forma metodológica de ensino em sala de aula não está dando de conta de toda uma variedade da língua. Esta pesquisa tem como objetivo discutir o ensino de língua materna em sala de aula mais especificamente analisar algumas definições dos termos que a gramática normativa traz, mas apresenta incoerências quando analisamos a realidade dos fatos da linguagem. Sendo assim buscamos subsídio em alguns teóricos que trabalham com a língua e discutem essa relação com a gramática, como Ignácio (2003) que discute sobre a análise sintática e apresenta uma proposta de como analisar esses termos, que seria não apenas na sintaxe mais na morfossintaxe e semântica. Antunes (2015), Martelotta (2015), Pestana (2015) entre outros. Dessa forma analisamos alguns enunciados na perspectiva da gramática tradicional e apresentamos essas incoerências com as definições, podendo caracterizar que o ensino da gramática pode ser considerado como insuficiente, pois esta se limita mais em ditar regras e definições o que leva algumas incoerências que refletem na aprendizagem dos alunos. Considerar o contexto, e as relações que os termos estabelecem entre eles em uma análise sintática é fundamental para o ensino da gramática e respectivamente para uma análise linguística, pois é importante que os alunos compreendam o texto, o contexto e as funções e relações de todos os dados e os termos inseridos nesse contexto.