A principal função do ensino de literatura é a formação leitora e isto, cada vez mais, se mostra como desafio na sala de aula, atribui-se a culpa às novas tecnologias, à falta de interesse do aluno, à metodologia do professor e diversos outros fatores. E quando se fala do ensino literário no contexto da Educação de jovens e Adultos, as dificuldades parecem potencializadas em virtude das especificidades deste público. Todavia, faz-se mais profícuo procurar formas de viabilizar a formação leitora do que culpados por seu aparente “fracasso”. Com isto em mente, este trabalho irá discorrer acerca da experiência vivida durante uma intervenção feita para o cumprimento das obrigações relativas à disciplina de Estágio Supervisionado que foi realizado em uma escola da rede pública da cidade de Campina Grande, Paraíba, para educandos do contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é mostrar a importância da literatura na formação leitora do discente através do relato de uma proposta de intervenção aplicada em uma turma de 8º ano EJA, que alcançou resultados exitosos ao promover a interação dos educandos com o texto, assim como, dos educandos entre si e com o professor, não mantendo-se a aula centrada a todo tempo na figura do docente, o que é uma tendência na Educação de Jovens e Adultos.