A importância do conhecimento científico para formação do cidadão é função primordial da educação básica nacional, conforme dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, onde a escola deve ser concebida como lugar de produção de saberes. Neste caso, pode-se incluir o ensino de Química como forte aliado desse processo para formar um indivíduo crítico e capaz de se posicionar mediante situações que relacionem os conceitos da Química com as vivencias em sociedade. Tendo em vista que a legislação brasileira determina que a educação básica deva formar indivíduos com conhecimentos condizentes para o exercício da cidadania, foi realizada uma pesquisa qualitativa com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública profissionalizante da cidade de Sobral-CE, com o objetivo de identificar durante o seu processo de formação aspectos significativos em relação as categorias pré-estabelecidas: chuvas ácidas, efeito estufa, agrotóxicos, reciclagem de materiais e poluição de águas e solos. As análises foram realizadas através de questionários e a técnica de pesquisa utilizada foi análise de conteúdo. Pode-se constatar que cerca de 50% dos alunos que responderam os questionários não dispõem de uma formação cidadã adequada para que possa intervir em ações indevidas pela humanidade, seja em seu aspecto coletivo ou individual. Dessa forma, pode-se constatar que ainda há deficiência em nossa educação quanto à formação científica cidadã, apesar das várias fontes de informação que esses estudantes tiveram durante o seu processo de formação.