A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que se propõe a atender ao público, que devido os vários problemas socioeconômicos não tiveram acesso à educação, no tempo certo. Geralmente, são alunos que procuram são alunos com faixa etária diferente ao tempo de estudo. Visando analisar o perfil dos alunos e a sua aprendizagem na disciplina de química nas três serie do ensino médio EJA, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rotary Dr. Thomaz Pires, Sousa-PB. Foram entrevistados 45 alunos através de um questionário. Verificou-se se que a maioria dos alunos da EJA são na maioria trabalhadores proletariados, desempregados, dona de casa, jovens, idosos, portadores de deficiências especiais. São alunos com suas diferenças culturais, etnias, religião, crenças. Para esses alunos, a escola deve ser um espaço de sociabilidade, de transformação social e de construção de conhecimentos. Conhecimentos sustentados na perspectiva daqueles que aprendem saberes diversos e que tenham especialmente um significado, pois sabemos que muitas vezes este aluno vem cansado do trabalho, é mãe e precisa sair mais cedo porque tem que buscar a criança na escola, enfim, buscam o que acham necessário ao acréscimo do seu aprendizado. Em sala de aula, é clara a preocupação do aluno em saber se o conteúdo ministrado vai ou não servir no seu dia a dia. e a atual valorização do conhecimento da química torna-se indispensável à formação de cidadãos críticos.