COMBATENDO A REJEIÇÃO DOS ALUNOS PARA COM A LITERATURA POR MEIO DO PROJETO “SE ENCANTANDO COM A LITERATURA ESPANHOLA: LER É CONSTRUIR SABERES”
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20496 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1907 "inscrito_id" => 7398 "titulo" => "COMBATENDO A REJEIÇÃO DOS ALUNOS PARA COM A LITERATURA POR MEIO DO PROJETO “SE ENCANTANDO COM A LITERATURA ESPANHOLA: LER É CONSTRUIR SABERES”" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos com a realização do projeto “Se encantando com a literatura espanhola: ler é construir saberes”. Tal projeto nasceu da inquietação em nós despertada pelo distanciamento e a recusa por parte dos alunos para com a literatura. Diante da recusa dos alunos ao estudo da literatura, foi constatado que era necessário mudar a nossa forma de trabalhar e buscar novos subsídios para a nossa prática docente no que diz respeito ao ensinar da literatura, uma vez que já não se pode mais reduzir o ensino da literatura ao estudo de obras canônicas e características das escolas literárias, prática atual muito comum presente no ensino, e abominada pelos estudantes. Era preciso inovar, buscar uma maneira lúdica que vencesse a barreira que os alunos colocavam entre eles e a literatura. Fomos buscar nos autores Sampaio (2015), Kefalás e Silva (2015) e Cosson (2014) referencial teórico para que pudéssemos desenvolver um projeto que aproximasse nossos alunos ao texto literário. Assim, com base nos referidos autores conseguimos desenvolver um projeto e alcançamos resultados positivos e significativos, os quais este artigo se propõe a expor. Esperamos com a escrita deste trabalho apresentar os resultados iniciais deste projeto com o intuito de desenvolver posteriormente um estudo mais aprofundado a respeito desta temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, RECUSA DOS ALUNOS PARA COM A LITERATURA, PROJETO INOVADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID7398_15082016165713.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA BRUNA DE OLIVEIRA PEIXOTO" "autor_nome_curto" => "BRUNA OLIVEIRA" "autor_email" => "bruniinhaa.peixoto@gmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20496 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1907 "inscrito_id" => 7398 "titulo" => "COMBATENDO A REJEIÇÃO DOS ALUNOS PARA COM A LITERATURA POR MEIO DO PROJETO “SE ENCANTANDO COM A LITERATURA ESPANHOLA: LER É CONSTRUIR SABERES”" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos com a realização do projeto “Se encantando com a literatura espanhola: ler é construir saberes”. Tal projeto nasceu da inquietação em nós despertada pelo distanciamento e a recusa por parte dos alunos para com a literatura. Diante da recusa dos alunos ao estudo da literatura, foi constatado que era necessário mudar a nossa forma de trabalhar e buscar novos subsídios para a nossa prática docente no que diz respeito ao ensinar da literatura, uma vez que já não se pode mais reduzir o ensino da literatura ao estudo de obras canônicas e características das escolas literárias, prática atual muito comum presente no ensino, e abominada pelos estudantes. Era preciso inovar, buscar uma maneira lúdica que vencesse a barreira que os alunos colocavam entre eles e a literatura. Fomos buscar nos autores Sampaio (2015), Kefalás e Silva (2015) e Cosson (2014) referencial teórico para que pudéssemos desenvolver um projeto que aproximasse nossos alunos ao texto literário. Assim, com base nos referidos autores conseguimos desenvolver um projeto e alcançamos resultados positivos e significativos, os quais este artigo se propõe a expor. Esperamos com a escrita deste trabalho apresentar os resultados iniciais deste projeto com o intuito de desenvolver posteriormente um estudo mais aprofundado a respeito desta temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, RECUSA DOS ALUNOS PARA COM A LITERATURA, PROJETO INOVADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID7398_15082016165713.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA BRUNA DE OLIVEIRA PEIXOTO" "autor_nome_curto" => "BRUNA OLIVEIRA" "autor_email" => "bruniinhaa.peixoto@gmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }