O ENSINO DE CÁLCULO RELACIONADO COM OUTRAS DISCIPLINAS: UMA VISÃO DISCENTE
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21536 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 718 "inscrito_id" => 2827 "titulo" => "O ENSINO DE CÁLCULO RELACIONADO COM OUTRAS DISCIPLINAS: UMA VISÃO DISCENTE" "resumo" => "A compreensão do conceito de Cálculo Diferencial e Integral é essencial para auxiliar na aprendizagem dos alunos em cursos de Engenharias. Espera-se uma motivação para a prática discente ao oportunizar uma nova perspectiva do ensino e aprendizagem desses conceitos matemáticos, dentre os quais estão àqueles ligados ao pensamento específico dessa disciplina que é básico para o andamento das disciplinas subsequentes. E tendo em vista uma necessidade de motivação, a prática docente pode oportunizar novas perspectivas ao relacionar os conceitos de cálculo com outras disciplinas do curso. Neste contexto, este trabalho objetiva quantificar e analisar a motivação e a visão de um grupo de alunos tomados de forma aleatória, em respeito às aulas de cálculo ministradas a partir dos conceitos interligados às outras disciplinas. Foram aplicados questionários nos quais os discentes puderam responder algumas perguntas estruturadas do tipo objetivas que avaliam se o professor fez aplicações do cálculo diferencial e integral e onde essas aplicações foram feitas, bem como se as aplicações geram um melhor entendimento do assunto e se os professores devem sempre ter essa prática de relacionar o cálculo diferencial e integral. Assim, foi possível verificar que os alunos afirmam ter estudado o cálculo relacionado com outros conceitos de física e engenharias. A maioria afirma ainda que tem interesse nestas relações de conceitos e acredita que isso contribui bastante para o aprendizado. Então, destas respostas discentes, pode-se trabalhar melhor o currículo relacionando um conceito com outro na tentativa de sanar diversas lacunas motivacionais que podem refletir na mudança de postura frente à motivação para compreenderem os novos conceitos matemáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "CÁLCULO, VISÃO DISCENTE, MOTIVAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID2827_08082016231635.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BERGSON RODRIGO SIQUEIRA DE MELO" "autor_nome_curto" => "BERGSON MELO" "autor_email" => "bergsonmelo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21536 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 718 "inscrito_id" => 2827 "titulo" => "O ENSINO DE CÁLCULO RELACIONADO COM OUTRAS DISCIPLINAS: UMA VISÃO DISCENTE" "resumo" => "A compreensão do conceito de Cálculo Diferencial e Integral é essencial para auxiliar na aprendizagem dos alunos em cursos de Engenharias. Espera-se uma motivação para a prática discente ao oportunizar uma nova perspectiva do ensino e aprendizagem desses conceitos matemáticos, dentre os quais estão àqueles ligados ao pensamento específico dessa disciplina que é básico para o andamento das disciplinas subsequentes. E tendo em vista uma necessidade de motivação, a prática docente pode oportunizar novas perspectivas ao relacionar os conceitos de cálculo com outras disciplinas do curso. Neste contexto, este trabalho objetiva quantificar e analisar a motivação e a visão de um grupo de alunos tomados de forma aleatória, em respeito às aulas de cálculo ministradas a partir dos conceitos interligados às outras disciplinas. Foram aplicados questionários nos quais os discentes puderam responder algumas perguntas estruturadas do tipo objetivas que avaliam se o professor fez aplicações do cálculo diferencial e integral e onde essas aplicações foram feitas, bem como se as aplicações geram um melhor entendimento do assunto e se os professores devem sempre ter essa prática de relacionar o cálculo diferencial e integral. Assim, foi possível verificar que os alunos afirmam ter estudado o cálculo relacionado com outros conceitos de física e engenharias. A maioria afirma ainda que tem interesse nestas relações de conceitos e acredita que isso contribui bastante para o aprendizado. Então, destas respostas discentes, pode-se trabalhar melhor o currículo relacionando um conceito com outro na tentativa de sanar diversas lacunas motivacionais que podem refletir na mudança de postura frente à motivação para compreenderem os novos conceitos matemáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "CÁLCULO, VISÃO DISCENTE, MOTIVAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID2827_08082016231635.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BERGSON RODRIGO SIQUEIRA DE MELO" "autor_nome_curto" => "BERGSON MELO" "autor_email" => "bergsonmelo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }