O presente trabalho foi executado devido a importância de incentivar os estudos na área da Citologia no Ensino Médio, motivando os estudantes a conhecerem as células, suas organelas e funções, para que eles conseguissem diferenciar adequadamente as células procariontes, eucariontes animal e vegetal, bem como a presença e ausência de organelas citoplasmáticas em sua composição e o porquê disto. O trabalho foi realizado com duas turmas do 1º ano do ensino médio, turno vespertino, da Escola Estadual Castro Alves, localizada na cidade do Natal/RN e consiste na confecção, preferencialmente com material de baixo custo, de modelos de diferentes tipos de células (procariontes, eucarionte animal e eucarionte vegetal). A partir disto foi possível avaliar e verificar o nível de aprendizagem dos estudantes e suas concepções alternativas a respeito do tema, principalmente no que diz respeito às dimensões celulares, muitas vezes geradas por livros didáticos e/ou estudos anteriores no ensino fundamental. Verificou-se bom nível de aprendizado aprendizagem dos estudantes e interesse pela confecção do material proposto.