Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESENHO ANIMADO PEPPA PIG: ANÁLISE DA PRIMEIRA E SEGUNDA TEMPORADAS

Palavra-chaves: PEPPA PIG, DESENHO ANIMADO, ANÁLISE DE CONTEÚDO, VALORES Comunicação Oral (CO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21512
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1269
    "inscrito_id" => 7109
    "titulo" => "O DESENHO ANIMADO PEPPA PIG: ANÁLISE DA PRIMEIRA E SEGUNDA TEMPORADAS"
    "resumo" => "O desenho animado Peppa Pig tem se destacado na mídia nacional e internacional nos últimos anos, atraindo telespectadores infantis e dividindo a opinião dos adultos. Considerando que os meios de comunicação estão presentes no cotidiano de crianças, tendo um importante papel na construção de valores, esse estudo buscou analisar os conteúdos valorativos apresentados no desenho animado Peppa Pig. Para garantir uma boa representatividade da população de 208 episódios em quatro temporadas, foi utilizada a técnica de amostragem aleatória estratificada com repartição proporcional que resultou em uma amostra de 120 episódios. Até o presente momento, foram analisados apenas 60 dos 120 episódios propostos, que correspondem a primeira e a segunda temporadas. As falas dos personagens foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo de L. Bardin. Com base na analise de conteúdo realizada, os episódios apresentam conteúdos ancorados nas seguintes categorias: Polidez; Cuidado/Atenção com o Outro; Característica dos Personagens; Comportamento não Desejável Socialmente; Ações dos Personagens; Contextualização da Fala; Técnica de Controle Parental; Conteúdo Educacional; e Conteúdo de Gênero. A análise quantitativa dessas categorias aponta para o predomínio de conteúdos adequados para crianças pré-escolares; contudo, também revela a existência de conteúdos que merecem a atenção de pais, responsáveis e educadores. Espera-se que essa pesquisa tenha oportunizado a reflexão sobre os pontos e contrapontos do desenho analisado, e, mais do que isso, tenha apontado para a relevância do papel do mediador na relação da criança com a mídia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "PEPPA PIG, DESENHO ANIMADO, ANÁLISE DE CONTEÚDO, VALORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID7109_14082016140432.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYRA SHAMARA SILVA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "MAYRA BATISTA"
    "autor_email" => "mayra.silva.ps@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21512
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1269
    "inscrito_id" => 7109
    "titulo" => "O DESENHO ANIMADO PEPPA PIG: ANÁLISE DA PRIMEIRA E SEGUNDA TEMPORADAS"
    "resumo" => "O desenho animado Peppa Pig tem se destacado na mídia nacional e internacional nos últimos anos, atraindo telespectadores infantis e dividindo a opinião dos adultos. Considerando que os meios de comunicação estão presentes no cotidiano de crianças, tendo um importante papel na construção de valores, esse estudo buscou analisar os conteúdos valorativos apresentados no desenho animado Peppa Pig. Para garantir uma boa representatividade da população de 208 episódios em quatro temporadas, foi utilizada a técnica de amostragem aleatória estratificada com repartição proporcional que resultou em uma amostra de 120 episódios. Até o presente momento, foram analisados apenas 60 dos 120 episódios propostos, que correspondem a primeira e a segunda temporadas. As falas dos personagens foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo de L. Bardin. Com base na analise de conteúdo realizada, os episódios apresentam conteúdos ancorados nas seguintes categorias: Polidez; Cuidado/Atenção com o Outro; Característica dos Personagens; Comportamento não Desejável Socialmente; Ações dos Personagens; Contextualização da Fala; Técnica de Controle Parental; Conteúdo Educacional; e Conteúdo de Gênero. A análise quantitativa dessas categorias aponta para o predomínio de conteúdos adequados para crianças pré-escolares; contudo, também revela a existência de conteúdos que merecem a atenção de pais, responsáveis e educadores. Espera-se que essa pesquisa tenha oportunizado a reflexão sobre os pontos e contrapontos do desenho analisado, e, mais do que isso, tenha apontado para a relevância do papel do mediador na relação da criança com a mídia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "PEPPA PIG, DESENHO ANIMADO, ANÁLISE DE CONTEÚDO, VALORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID7109_14082016140432.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYRA SHAMARA SILVA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "MAYRA BATISTA"
    "autor_email" => "mayra.silva.ps@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O desenho animado Peppa Pig tem se destacado na mídia nacional e internacional nos últimos anos, atraindo telespectadores infantis e dividindo a opinião dos adultos. Considerando que os meios de comunicação estão presentes no cotidiano de crianças, tendo um importante papel na construção de valores, esse estudo buscou analisar os conteúdos valorativos apresentados no desenho animado Peppa Pig. Para garantir uma boa representatividade da população de 208 episódios em quatro temporadas, foi utilizada a técnica de amostragem aleatória estratificada com repartição proporcional que resultou em uma amostra de 120 episódios. Até o presente momento, foram analisados apenas 60 dos 120 episódios propostos, que correspondem a primeira e a segunda temporadas. As falas dos personagens foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo de L. Bardin. Com base na analise de conteúdo realizada, os episódios apresentam conteúdos ancorados nas seguintes categorias: Polidez; Cuidado/Atenção com o Outro; Característica dos Personagens; Comportamento não Desejável Socialmente; Ações dos Personagens; Contextualização da Fala; Técnica de Controle Parental; Conteúdo Educacional; e Conteúdo de Gênero. A análise quantitativa dessas categorias aponta para o predomínio de conteúdos adequados para crianças pré-escolares; contudo, também revela a existência de conteúdos que merecem a atenção de pais, responsáveis e educadores. Espera-se que essa pesquisa tenha oportunizado a reflexão sobre os pontos e contrapontos do desenho analisado, e, mais do que isso, tenha apontado para a relevância do papel do mediador na relação da criança com a mídia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • ELLEN VICTORIA

    Chato

    08/08/2020 15:05:58

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.