Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADES LABORATORIAIS: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS MOTIVACIONAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: AULAS-PRÁTICAS, ENSINO DE CIÊNCIAS, MÉTODO DA DESCOBERTA Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20391
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 737
    "inscrito_id" => 3308
    "titulo" => "ATIVIDADES LABORATORIAIS: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS MOTIVACIONAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Apesar dos avanços da pesquisa na área da educação, muitas escolas e professores optam pela abordagem de aulas conteudistas, fazendo do método tradicional a principal forma de trabalho. Partindo do consenso que o método tradicional de ensino não deve ser o único método utilizado pelo professor, devendo ser, portanto, atrelado a outros métodos, esse trabalho tem como objetivo relatar aulas práticas e laboratoriais utilizadas como opção para melhorias no ensino-aprendizagem de Ciências. As intervenções tiveram a duração de quatro meses e seu público alvo foram professores de ciências e cento e vinte e três alunos do nono ano do Ensino Fundamental II do CEEEA Sesquicentenário. Através de um levantamento prévio, realizado com alunos e professores, foi questionado acerca da importância do uso do laboratório e de aulas práticas durante o processo de ensino-aprendizagem, constatou-se que, esse tipo de abordagem é de fundamental importância na construção do conhecimento significativo, no entanto, pouco utilizado nas aulas de ciências. Após abordagens teóricas sobre Biossegurança, Instrumentos laboratoriais e Microscopia, partiu-se para a execução de atividades práticas: Morfologia Vegetal; Substâncias e Misturas; Ciência ou mágica: a água que pega fogo. Durante o desenvolvimento e execução de cada prática, percebeu-se que os alunos demonstravam bastante participação e dinamismo, sugerindo, inclusive, novas atividades, argumentando que esse método de ensino proporcionava a eles um momento bastante produtivo e prazeroso. Dessa forma, constatou-se que, através das intervenções, aulas práticas e laboratoriais contribuem significativamente para o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "AULAS-PRÁTICAS, ENSINO DE CIÊNCIAS, MÉTODO DA DESCOBERTA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3308_09082016113031.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYSSA MARQUES WALLACH"
    "autor_nome_curto" => "RAYSSA WALLACH"
    "autor_email" => "rayssawallach@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20391
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 737
    "inscrito_id" => 3308
    "titulo" => "ATIVIDADES LABORATORIAIS: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS MOTIVACIONAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Apesar dos avanços da pesquisa na área da educação, muitas escolas e professores optam pela abordagem de aulas conteudistas, fazendo do método tradicional a principal forma de trabalho. Partindo do consenso que o método tradicional de ensino não deve ser o único método utilizado pelo professor, devendo ser, portanto, atrelado a outros métodos, esse trabalho tem como objetivo relatar aulas práticas e laboratoriais utilizadas como opção para melhorias no ensino-aprendizagem de Ciências. As intervenções tiveram a duração de quatro meses e seu público alvo foram professores de ciências e cento e vinte e três alunos do nono ano do Ensino Fundamental II do CEEEA Sesquicentenário. Através de um levantamento prévio, realizado com alunos e professores, foi questionado acerca da importância do uso do laboratório e de aulas práticas durante o processo de ensino-aprendizagem, constatou-se que, esse tipo de abordagem é de fundamental importância na construção do conhecimento significativo, no entanto, pouco utilizado nas aulas de ciências. Após abordagens teóricas sobre Biossegurança, Instrumentos laboratoriais e Microscopia, partiu-se para a execução de atividades práticas: Morfologia Vegetal; Substâncias e Misturas; Ciência ou mágica: a água que pega fogo. Durante o desenvolvimento e execução de cada prática, percebeu-se que os alunos demonstravam bastante participação e dinamismo, sugerindo, inclusive, novas atividades, argumentando que esse método de ensino proporcionava a eles um momento bastante produtivo e prazeroso. Dessa forma, constatou-se que, através das intervenções, aulas práticas e laboratoriais contribuem significativamente para o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "AULAS-PRÁTICAS, ENSINO DE CIÊNCIAS, MÉTODO DA DESCOBERTA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3308_09082016113031.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYSSA MARQUES WALLACH"
    "autor_nome_curto" => "RAYSSA WALLACH"
    "autor_email" => "rayssawallach@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Apesar dos avanços da pesquisa na área da educação, muitas escolas e professores optam pela abordagem de aulas conteudistas, fazendo do método tradicional a principal forma de trabalho. Partindo do consenso que o método tradicional de ensino não deve ser o único método utilizado pelo professor, devendo ser, portanto, atrelado a outros métodos, esse trabalho tem como objetivo relatar aulas práticas e laboratoriais utilizadas como opção para melhorias no ensino-aprendizagem de Ciências. As intervenções tiveram a duração de quatro meses e seu público alvo foram professores de ciências e cento e vinte e três alunos do nono ano do Ensino Fundamental II do CEEEA Sesquicentenário. Através de um levantamento prévio, realizado com alunos e professores, foi questionado acerca da importância do uso do laboratório e de aulas práticas durante o processo de ensino-aprendizagem, constatou-se que, esse tipo de abordagem é de fundamental importância na construção do conhecimento significativo, no entanto, pouco utilizado nas aulas de ciências. Após abordagens teóricas sobre Biossegurança, Instrumentos laboratoriais e Microscopia, partiu-se para a execução de atividades práticas: Morfologia Vegetal; Substâncias e Misturas; Ciência ou mágica: a água que pega fogo. Durante o desenvolvimento e execução de cada prática, percebeu-se que os alunos demonstravam bastante participação e dinamismo, sugerindo, inclusive, novas atividades, argumentando que esse método de ensino proporcionava a eles um momento bastante produtivo e prazeroso. Dessa forma, constatou-se que, através das intervenções, aulas práticas e laboratoriais contribuem significativamente para o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.