Apesar dos avanços da pesquisa na área da educação, muitas escolas e professores optam pela abordagem de aulas conteudistas, fazendo do método tradicional a principal forma de trabalho. Partindo do consenso que o método tradicional de ensino não deve ser o único método utilizado pelo professor, devendo ser, portanto, atrelado a outros métodos, esse trabalho tem como objetivo relatar aulas práticas e laboratoriais utilizadas como opção para melhorias no ensino-aprendizagem de Ciências. As intervenções tiveram a duração de quatro meses e seu público alvo foram professores de ciências e cento e vinte e três alunos do nono ano do Ensino Fundamental II do CEEEA Sesquicentenário. Através de um levantamento prévio, realizado com alunos e professores, foi questionado acerca da importância do uso do laboratório e de aulas práticas durante o processo de ensino-aprendizagem, constatou-se que, esse tipo de abordagem é de fundamental importância na construção do conhecimento significativo, no entanto, pouco utilizado nas aulas de ciências. Após abordagens teóricas sobre Biossegurança, Instrumentos laboratoriais e Microscopia, partiu-se para a execução de atividades práticas: Morfologia Vegetal; Substâncias e Misturas; Ciência ou mágica: a água que pega fogo. Durante o desenvolvimento e execução de cada prática, percebeu-se que os alunos demonstravam bastante participação e dinamismo, sugerindo, inclusive, novas atividades, argumentando que esse método de ensino proporcionava a eles um momento bastante produtivo e prazeroso. Dessa forma, constatou-se que, através das intervenções, aulas práticas e laboratoriais contribuem significativamente para o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências.