A ludicidade, bem como a arte, faz parte do cotidiano dos seres humanos de todos os tempos. São processos fundamentais para o desenvolvimento da vida como um todo, seja no âmbito individual ou social. A arte estimula o autoconhecimento, ao mesmo tempo em que integra o homem a tudo aquilo que o cerca. Contudo, embora enaltecidas pelos estudiosos das mais diversas áreas, o que vivenciamos é sua usurpação dos espaços formais de aprendizagem. Na atualidade, com o fortalecimento do protagonismo dos jovens, é possível vê-los trazendo tais conteúdos par ao universo escolar o que fortalece movimentos de reaproximação entre o saber sensível — próprio da arte e sociedade vem se transformando a partir desse desenvolvimento e os jovens já trazem esse conhecimento para o ambiente escolar. Assim, o presente estudo pretende dar voz aos jovens estudantes com objetivo de conhecer o que pensam e dizem sobre a presença do lúdico e da Arte na escola, a partir de um estudo exploratório do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa. Participaram da investigação 30 estudantes do Ensino Médio, de uma escola particular de Salvador. Os resultados indicam que, do ponto de vista do estudante, a escola tornou-se um lugar de desprazer, continuo estresse e pouca inspiração para uma classe aprendizes que anseiam cada vez mais por inovações o que fortalece as reflexões sobre a urgência em transformar as práticas pedagógicas em sala de aula.