A avaliação educacional é um instrumento usado para diagnosticar resultados e sabendo utilizá-los, pode ser parceira e sinalizadora na busca pelo sucesso da aprendizagem. Entretanto as trajetórias escolares revelam que o conceito de avaliação escolar é distorcido. Nesse sentido, é necessário compreender que as avaliações não ocorrem somente ao realizar uma prova escrita, atribuindo notas ao suposto conhecimento alcançado pelos alunos, mas sim de forma contínua e processual respeitando as diferenças em sala de aula. Esta pesquisa tem como objetivos analisar as concepções dos alunos perante as avaliações de Biologia e identificar os sentimentos dos estudantes ao realizarem as avaliações. A abordagem metodológica utilizada é qualitativa, onde será realizado um estudo de caso e aplicação de questionários para turmas de 1° ano do ensino médio do IFNMG - Campus Salinas. Dessa forma a pesquisa realizada apontou os vários sentidos das avaliações escolares e as possíveis mudanças para a efetivação do conhecimento, contribuindo para uma reflexão crítica dos futuros docentes. A análise dos questionários demonstrou que os alunos sentem medo e angústia, antes, durante e após a realização das provas. Cruzando os resultados da pesquisa com as observações, conclui-se que temer o erro é uma falha pedagógica, onde professores e alunos devem entendê-lo como nova possibilidade de aprendizado, pois a construção do conhecimento é contínua. Assim é possível afirmar que refletir sobre reformulações da prática avaliativa fará com que a avaliação escolar seja um exercício prazeroso para os alunos e também um instrumento positivo para vida acadêmica.