O presente artigo tem o objetivo de fomentar a reflexão a respeito das possibilidades de práticas musicais inseridas na Educação Básica a partir do uso do dispositivo tecnológico WhatsApp. Alicerçado nas metodologias tecnológicas, apresentamos uma vivência oportunizada pelos alunos que integram o grupo instrumental/vocal do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Apodi. A metodologia transitou pelos aprofundamentos da música popular, ancorados no uso dos recursos tecnológicos e tendo como resultado a construção musical apresentada no evento intitulado: “Semana de Linguagens”. As músicas foram trabalhadas com o auxílio do aplicativo WhatsApp, convergindo-se na apresentação musical “Cultura Nordestina: histórias de encontros e desencontros”. O repertório musical trouxe arranjos contemporâneos dos clássicos da música popular do compositor Luiz Gonzaga. A sequência musical foi recheada pela interpretação de textos, direcionando os participantes para uma atmosfera de reflexão sobre a cultura sofrida do povo nordestino da década de 1940. O artigo tem o aporte teórico de autores que debatem sobre as tecnologias e de como este recurso trouxe maiores possibilidades para as práticas musicais contemporâneas, sobretudo nas vivências não institucionalizadas nos conservatórios de música e que pode ser mais uma contribuição para as aulas de música, principalmente na Educação Básica. O resultado fomenta a reflexão sobre como as tecnologias, quando pensadas a partir do olhar pedagógico, podem colaborar com a construção do conhecimento nos distintos espaços educacionais.