MÍDIAS SOCIAIS COMO FACILITADORAS DE INTERATIVIDADE NA APRENDIZAGEM - REFLEXÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA NO E-TEC EAJ/UFRN
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21415 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3611 "inscrito_id" => 13633 "titulo" => "MÍDIAS SOCIAIS COMO FACILITADORAS DE INTERATIVIDADE NA APRENDIZAGEM - REFLEXÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA NO E-TEC EAJ/UFRN" "resumo" => "O programa e-Tec Brasil da Escola Agrícola de Jundiaí, oferta cursos em educação a distância, com encontros presenciais, na modalidade semipresencial. Os cursos são permeados de aulas práticas, cujo intuito é fazer com que os alunos compreendam as duas dimensões: teoria e prática, tendo em vista que a teoria deve estar diretamente ligada à prática para que a aprendizagem seja significativa, o objetivo é fazer com que os educandos experienciem as atividades do curso que permearão suas atividades profissionais. Além dos encontros presenciais, os tutores acompanham e avaliam o processo de aprendizado dos cursistas através do uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, neste caso adotamos como AVA o Moodle. Ao acompanhar as atividades de nossos cursos, observamos que os educandos não acessavam com frequência o Moodle. A partir disso, resolvemos investigar nossa experiência atual de ensino e aprendizagem com o intuito de aperfeiçoar nossas ofertas, fazendo com que os alunos e tutores estejam cada vez mais articulados produzindo conhecimento e colocando em prática os conteúdos aprendidos nas disciplinas. Preocupava-nos principalmente a dificuldade em se estabelecer a necessária interação entre tutores, professores e alunos, buscando aproximar-se do que se tem denominado na EAD de “estar junto virtual” (Valente, 1999). Os próprios alunos sugeriram a adoção de redes sociais visando uma melhoria na interação. A escolha do Facebook deu-se por percebermos que era a rede mais usada pelos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, PROGRAMA E-TEC, MÍDIAS SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID13633_19082016215431.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLLAYNE CRISTINA DE ARAÚJO BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "GISLLAYNE" "autor_email" => "gisllaynebrandao@gmail.co" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21415 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3611 "inscrito_id" => 13633 "titulo" => "MÍDIAS SOCIAIS COMO FACILITADORAS DE INTERATIVIDADE NA APRENDIZAGEM - REFLEXÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA NO E-TEC EAJ/UFRN" "resumo" => "O programa e-Tec Brasil da Escola Agrícola de Jundiaí, oferta cursos em educação a distância, com encontros presenciais, na modalidade semipresencial. Os cursos são permeados de aulas práticas, cujo intuito é fazer com que os alunos compreendam as duas dimensões: teoria e prática, tendo em vista que a teoria deve estar diretamente ligada à prática para que a aprendizagem seja significativa, o objetivo é fazer com que os educandos experienciem as atividades do curso que permearão suas atividades profissionais. Além dos encontros presenciais, os tutores acompanham e avaliam o processo de aprendizado dos cursistas através do uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, neste caso adotamos como AVA o Moodle. Ao acompanhar as atividades de nossos cursos, observamos que os educandos não acessavam com frequência o Moodle. A partir disso, resolvemos investigar nossa experiência atual de ensino e aprendizagem com o intuito de aperfeiçoar nossas ofertas, fazendo com que os alunos e tutores estejam cada vez mais articulados produzindo conhecimento e colocando em prática os conteúdos aprendidos nas disciplinas. Preocupava-nos principalmente a dificuldade em se estabelecer a necessária interação entre tutores, professores e alunos, buscando aproximar-se do que se tem denominado na EAD de “estar junto virtual” (Valente, 1999). Os próprios alunos sugeriram a adoção de redes sociais visando uma melhoria na interação. A escolha do Facebook deu-se por percebermos que era a rede mais usada pelos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, PROGRAMA E-TEC, MÍDIAS SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID13633_19082016215431.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLLAYNE CRISTINA DE ARAÚJO BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "GISLLAYNE" "autor_email" => "gisllaynebrandao@gmail.co" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }