O programa e-Tec Brasil da Escola Agrícola de Jundiaí, oferta cursos em educação a distância, com encontros presenciais, na modalidade semipresencial. Os cursos são permeados de aulas práticas, cujo intuito é fazer com que os alunos compreendam as duas dimensões: teoria e prática, tendo em vista que a teoria deve estar diretamente ligada à prática para que a aprendizagem seja significativa, o objetivo é fazer com que os educandos experienciem as atividades do curso que permearão suas atividades profissionais. Além dos encontros presenciais, os tutores acompanham e avaliam o processo de aprendizado dos cursistas através do uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, neste caso adotamos como AVA o Moodle. Ao acompanhar as atividades de nossos cursos, observamos que os educandos não acessavam com frequência o Moodle. A partir disso, resolvemos investigar nossa experiência atual de ensino e aprendizagem com o intuito de aperfeiçoar nossas ofertas, fazendo com que os alunos e tutores estejam cada vez mais articulados produzindo conhecimento e colocando em prática os conteúdos aprendidos nas disciplinas. Preocupava-nos principalmente a dificuldade em se estabelecer a necessária interação entre tutores, professores e alunos, buscando aproximar-se do que se tem denominado na EAD de “estar junto virtual” (Valente, 1999). Os próprios alunos sugeriram a adoção de redes sociais visando uma melhoria na interação. A escolha do Facebook deu-se por percebermos que era a rede mais usada pelos alunos.