A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 9° ANO DA ESCOLA MUNICIPAL SILVESTRE FERNANDES ROCHA, EM ZÉ DOCA (MA).
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19748 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2542 "inscrito_id" => 10195 "titulo" => "A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 9° ANO DA ESCOLA MUNICIPAL SILVESTRE FERNANDES ROCHA, EM ZÉ DOCA (MA)." "resumo" => "A disciplina de Ciências, no Ensino Fundamental, é um conhecimento imprescindível à formação e ao desenvolvimento do aluno e também para as escolas. A disciplina de Ciências, trabalhada no Ensino Fundamental, caracteriza-se como a área de conhecimento responsável pelo estudo dos fenômenos e eventos da natureza, do universo, dos seres vivos e da matéria. Desta forma, este estudo surgiu do interesse de conhecer a visão que os alunos do 9º ano da Escola Municipal Silvestre Fernandes Rocha têm sobre a disciplina de Ciências, haja vista a importância desta disciplina como um estudo obrigatório no Ensino Fundamental e da essencialidade para o sucesso dos alunos e da escola, haja vista ser um conhecimento voltado a proporcionar uma base sólida de conceitos diversos e ligados a natureza e suas manifestações. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar e caracterizar a concepção que os alunos do 9º ano da referida escola tem sobre a disciplina de Ciências, considerando a opinião dos entrevistados sobre aspectos importantes ao estudo e ensino da disciplina de Ciências, tais como: o grau de importância desta para os alunos, o campo de estudo da disciplina, o grau de afinidade dos alunos para com a mesma, barreiras no aprendizado e ainda, quais seriam as metodologias mais viáveis no trabalho da disciplina para os educandos. Neste contexto, este trabalho baseia-se nas concepções que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), 9.394 de 20 de dezembro de 1996, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S) e em outras legislações, referente a disciplina de Ciências no Ensino Fundamental. Para a efetivação da metodologia utilizou-se a taxonomia de Vergara, bem como os autores Ducatti-Silva, Perrenoud, Bizzo, Araújo, Pereira, Chassot, que deverão está postos no referencial teórico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONCEPÇÃO, DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, ALUNOS, ESCOLA SILVESTRE ROCHA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID10195_17082016103614.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSY CAROLINNE SOUSA AMORIM" "autor_nome_curto" => "ROSY CAROLINNE" "autor_email" => "rosycarollinne@live.com" "autor_ies" => "IFMA CAMPUS ZE DOCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19748 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2542 "inscrito_id" => 10195 "titulo" => "A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 9° ANO DA ESCOLA MUNICIPAL SILVESTRE FERNANDES ROCHA, EM ZÉ DOCA (MA)." "resumo" => "A disciplina de Ciências, no Ensino Fundamental, é um conhecimento imprescindível à formação e ao desenvolvimento do aluno e também para as escolas. A disciplina de Ciências, trabalhada no Ensino Fundamental, caracteriza-se como a área de conhecimento responsável pelo estudo dos fenômenos e eventos da natureza, do universo, dos seres vivos e da matéria. Desta forma, este estudo surgiu do interesse de conhecer a visão que os alunos do 9º ano da Escola Municipal Silvestre Fernandes Rocha têm sobre a disciplina de Ciências, haja vista a importância desta disciplina como um estudo obrigatório no Ensino Fundamental e da essencialidade para o sucesso dos alunos e da escola, haja vista ser um conhecimento voltado a proporcionar uma base sólida de conceitos diversos e ligados a natureza e suas manifestações. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar e caracterizar a concepção que os alunos do 9º ano da referida escola tem sobre a disciplina de Ciências, considerando a opinião dos entrevistados sobre aspectos importantes ao estudo e ensino da disciplina de Ciências, tais como: o grau de importância desta para os alunos, o campo de estudo da disciplina, o grau de afinidade dos alunos para com a mesma, barreiras no aprendizado e ainda, quais seriam as metodologias mais viáveis no trabalho da disciplina para os educandos. Neste contexto, este trabalho baseia-se nas concepções que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), 9.394 de 20 de dezembro de 1996, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S) e em outras legislações, referente a disciplina de Ciências no Ensino Fundamental. Para a efetivação da metodologia utilizou-se a taxonomia de Vergara, bem como os autores Ducatti-Silva, Perrenoud, Bizzo, Araújo, Pereira, Chassot, que deverão está postos no referencial teórico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONCEPÇÃO, DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, ALUNOS, ESCOLA SILVESTRE ROCHA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID10195_17082016103614.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSY CAROLINNE SOUSA AMORIM" "autor_nome_curto" => "ROSY CAROLINNE" "autor_email" => "rosycarollinne@live.com" "autor_ies" => "IFMA CAMPUS ZE DOCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }