RESUMO: Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos a partir da análise das propostas de produção textual no Livro Didático de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, no intuito de entender como estão abordadas as práticas pedagógicas pelo livro didático (LD) no processo de ensino da produção de texto no contexto de sala de aula. Dessa maneira, sendo o livro didático uma ferramenta importante para a ação pedagógica do professor, sabemos que ainda apresenta muitas lacunas para o aprendizado do aluno, e, de forma necessária, precisa ser observado. Para tanto, é sabido que o trabalho com o texto é um fator de grande relevância, pois através dele nos comunicamos e interagimos enquanto sujeitos. Assim sendo, buscamos nesta pesquisa algumas respostas para os nossos questionamentos sobre o que o Livro didático (LD) apresenta em sua metodologia, diante do contexto em que a linguagem é representada. Nessa perspectiva, fomos buscar nos autores, Batista (2003), Brasil (2008), Souza (1999), Serafini (1995), Bakhtin (2003) e Marcuschi (2008), fundamentação para desenvolvermos a nossa escrita. Assim, diante das discussões oferecidas pelos estudiosos mencionados, pudemos realizar este trabalho alcançando os objetivos almejados. Esperamos, portanto, contribuir de forma significativa para o ensino aprendizagem de produção textual na sala de aula.