Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUDICIDADE E ENSINO: A DINÂMICA DE APRENDER E SE DIVERTIR

Palavra-chaves: LÚDICO E DINÂMICO, ENSINO INTERDISCIPLINAR, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, VYGOTSKY E MEDIAÇÃO Comunicação Oral (CO) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21373
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3107
    "inscrito_id" => 2019
    "titulo" => "LUDICIDADE E ENSINO: A DINÂMICA DE APRENDER E SE DIVERTIR"
    "resumo" => "O lúdico é um recurso pouco utilizado nas práticas pedagógicas no contexto do ambiente escolar. Este estudo apresenta uma reflexão sobre as contribuições originadas pela utilização deste recurso em sala de aula. Foi proposta uma pesquisa-ação que vislumbrava uma prática pedagógica interdisciplinar, de construção e debate, onde os alunos saiam da passividade e agiam ativamente e com criatividade, na elaboração de defesa de temas e a apresentação das mesmas. O marco teórico está embasado na abordagem de aprendizagem de Vygotsky pela interação com o tema, com o outro e consiga, além da mediação exercida pelo professor. O trabalho foi realizado com alunos concluintes do Ensino Médio, que se preparavam para o ENEM, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irineu Joffily, situada em Esperança- PB, e teve como objetivo desenvolver entre os alunos as práticas lúdicas visando a apreensão cognitiva e a desenvolvimento dos valores humanos e analisar se elas favorecem a aprendizagem e discussão de temas atuais como modo interventivo para os alunos pesquisados. A proposta foi bem aceita entre os participantes, que apresentaram ao término, satisfação em vivenciar momentos de aprendizagem diferenciada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "LÚDICO E DINÂMICO, ENSINO INTERDISCIPLINAR, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, VYGOTSKY E MEDIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID2019_18082016111427.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIDELSON JOABSON ALMEIDA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ARIDELSON"
    "autor_email" => "nosledira@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21373
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3107
    "inscrito_id" => 2019
    "titulo" => "LUDICIDADE E ENSINO: A DINÂMICA DE APRENDER E SE DIVERTIR"
    "resumo" => "O lúdico é um recurso pouco utilizado nas práticas pedagógicas no contexto do ambiente escolar. Este estudo apresenta uma reflexão sobre as contribuições originadas pela utilização deste recurso em sala de aula. Foi proposta uma pesquisa-ação que vislumbrava uma prática pedagógica interdisciplinar, de construção e debate, onde os alunos saiam da passividade e agiam ativamente e com criatividade, na elaboração de defesa de temas e a apresentação das mesmas. O marco teórico está embasado na abordagem de aprendizagem de Vygotsky pela interação com o tema, com o outro e consiga, além da mediação exercida pelo professor. O trabalho foi realizado com alunos concluintes do Ensino Médio, que se preparavam para o ENEM, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irineu Joffily, situada em Esperança- PB, e teve como objetivo desenvolver entre os alunos as práticas lúdicas visando a apreensão cognitiva e a desenvolvimento dos valores humanos e analisar se elas favorecem a aprendizagem e discussão de temas atuais como modo interventivo para os alunos pesquisados. A proposta foi bem aceita entre os participantes, que apresentaram ao término, satisfação em vivenciar momentos de aprendizagem diferenciada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "LÚDICO E DINÂMICO, ENSINO INTERDISCIPLINAR, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, VYGOTSKY E MEDIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID2019_18082016111427.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIDELSON JOABSON ALMEIDA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ARIDELSON"
    "autor_email" => "nosledira@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O lúdico é um recurso pouco utilizado nas práticas pedagógicas no contexto do ambiente escolar. Este estudo apresenta uma reflexão sobre as contribuições originadas pela utilização deste recurso em sala de aula. Foi proposta uma pesquisa-ação que vislumbrava uma prática pedagógica interdisciplinar, de construção e debate, onde os alunos saiam da passividade e agiam ativamente e com criatividade, na elaboração de defesa de temas e a apresentação das mesmas. O marco teórico está embasado na abordagem de aprendizagem de Vygotsky pela interação com o tema, com o outro e consiga, além da mediação exercida pelo professor. O trabalho foi realizado com alunos concluintes do Ensino Médio, que se preparavam para o ENEM, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irineu Joffily, situada em Esperança- PB, e teve como objetivo desenvolver entre os alunos as práticas lúdicas visando a apreensão cognitiva e a desenvolvimento dos valores humanos e analisar se elas favorecem a aprendizagem e discussão de temas atuais como modo interventivo para os alunos pesquisados. A proposta foi bem aceita entre os participantes, que apresentaram ao término, satisfação em vivenciar momentos de aprendizagem diferenciada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.