ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E PEDOFILIA EM PAUTA: PROBLEMATIZAÇÕES DOS DISCURSOS MIDIÁTICOS SOBRE OS TEMAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20155 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3170 "inscrito_id" => 8320 "titulo" => "ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E PEDOFILIA EM PAUTA: PROBLEMATIZAÇÕES DOS DISCURSOS MIDIÁTICOS SOBRE OS TEMAS" "resumo" => "Neste trabalho, buscamos analisar o tratamento que tem sido conferido a problemática da infância e adolescência associadas à sexualidade a partir da problematização da valorização do agendamento na mídia dos temas da pedofilia, abuso/exploração sexual de crianças e adolescentes. Para tanto, revisitamos a literatura e sugerimos que a posição de relevo conferida a temas associados à violência, à “situação de risco” e à sexualidade no tratamento midiático dado à infância e à adolescência não atende, unicamente, ao critério de alertar e contribuir para a defesa de direitos de crianças e adolescentes, posto que a literatura tem indicado um uso sensacionalista de crianças e jovens. Este cenário é passível de maior espetacularização quando se trata de questões relacionadas à sexualidade, por afrontar a representação ocidental contemporânea de infância que aloca a inocência como uma essência deste tempo de vida. O abuso sexual infantil não é um fenômeno novo. O que é novo é a visibilidade dada a esta questão, principalmente após 1990, sob o rótulo da pedofilia. A literatura aponta que nas décadas de 1980 e 1990 uma imagem proeminente das crianças na cobertura de imprensa era a da inocência da infância ou, da “inocência violada da infância”. Deste modo, problematizamos se a visibilização da sexualidade de crianças e adolescentes preferencialmente pelo viés negativo, do abuso, da violência, da exploração pode dificultar o debate sobre os direitos sexuais e reprodutivos de crianças e adolescentes. Diante disso, é necessário problematizar como tais discursos têm circulado e quais representações de infância têm engendrado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "INFÂNCIA, SEXUALIDADE, MÍDIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID8320_18082016132424.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAFNE CONCEIÇÃO SILVA UHDE" "autor_nome_curto" => "DAFNE UHDE" "autor_email" => "dafneuhde@hotmail.com" "autor_ies" => "UFMT UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS RONDONÓPOLIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20155 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3170 "inscrito_id" => 8320 "titulo" => "ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E PEDOFILIA EM PAUTA: PROBLEMATIZAÇÕES DOS DISCURSOS MIDIÁTICOS SOBRE OS TEMAS" "resumo" => "Neste trabalho, buscamos analisar o tratamento que tem sido conferido a problemática da infância e adolescência associadas à sexualidade a partir da problematização da valorização do agendamento na mídia dos temas da pedofilia, abuso/exploração sexual de crianças e adolescentes. Para tanto, revisitamos a literatura e sugerimos que a posição de relevo conferida a temas associados à violência, à “situação de risco” e à sexualidade no tratamento midiático dado à infância e à adolescência não atende, unicamente, ao critério de alertar e contribuir para a defesa de direitos de crianças e adolescentes, posto que a literatura tem indicado um uso sensacionalista de crianças e jovens. Este cenário é passível de maior espetacularização quando se trata de questões relacionadas à sexualidade, por afrontar a representação ocidental contemporânea de infância que aloca a inocência como uma essência deste tempo de vida. O abuso sexual infantil não é um fenômeno novo. O que é novo é a visibilidade dada a esta questão, principalmente após 1990, sob o rótulo da pedofilia. A literatura aponta que nas décadas de 1980 e 1990 uma imagem proeminente das crianças na cobertura de imprensa era a da inocência da infância ou, da “inocência violada da infância”. Deste modo, problematizamos se a visibilização da sexualidade de crianças e adolescentes preferencialmente pelo viés negativo, do abuso, da violência, da exploração pode dificultar o debate sobre os direitos sexuais e reprodutivos de crianças e adolescentes. Diante disso, é necessário problematizar como tais discursos têm circulado e quais representações de infância têm engendrado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "INFÂNCIA, SEXUALIDADE, MÍDIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID8320_18082016132424.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAFNE CONCEIÇÃO SILVA UHDE" "autor_nome_curto" => "DAFNE UHDE" "autor_email" => "dafneuhde@hotmail.com" "autor_ies" => "UFMT UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS RONDONÓPOLIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }