O ensino de língua portuguesa proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais com a perspectiva de observação e reflexão sobre os gêneros discursivos correntes na sociedade, incorpora nos estudos de linguagem os conteúdos de literatura. Com isso, além de reforçar a tendência contemporânea de ensino interdisciplinar, abre espaço para que produções literárias sejam vistas de forma mais próxima ao aluno e com a possibilidade de diálogos com vários outros campos do conhecimento. Assim, este trabalho dedica-se ao estudo da literatura e audiovisual em sala de aula. Pretende-se, através do estudo das narrativas, discutir as possibilidades do ensino de literatura e do audiovisual nas práticas escolares com base nas pesquisas de Stam (2008) e Moura (2007), os quais abordam a importância do cinema em sala de aula como ferramenta pedagógica. Para melhor compreender esta pesquisa, realizou-se uma revisão bibliográfica e a análise do conto “Um Apólogo”, de Machado de Assis, bem como de sua adaptação em vídeo realizada pela TV Escola, posteriormente é elaborada uma proposta metodológica sob o método recepcional, com o objetivo de contribuir para a realização de aulas sobre literatura na disciplina de Língua Portuguesa, uma vez que a utilização da literatura e cinema agrega muitos benefícios ao processo de ensino/aprendizagem e é um novo desafio para os educadores trabalhar as adaptações cinematográficas em sala de aula.